Videoconferência reduz pela metade suspensão de audiências em AL
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Washington Luiz Freitas, o secretário estadual de Ressocialização, Marcos Sérgio, e magistrados das unidades judiciárias criminais de Alagoas estiveram reunidos, nesta quarta (6), para apresentar os resultados obtidos com as videoconferências. Desde fevereiro, foram realizadas 448 audiências por meio da ferramenta. No mesmo período, o número de audiências suspensas caiu pela metade.
Devido aos resultados positivos, o Poder Judiciário e a Secretaria de Ressocialização estudam a implantação da quarta sala de videoconferência no sistema prisional da Capital. Atualmente, são três em Maceió e duas no Presídio do Agreste.
“Todos estão muito satisfeitos com a aplicação do sistema e os números demonstram que ele está funcionando muito bem, na mais perfeita normalidade”, disse o presidente Washington Luiz. Para o secretário Marcos Sérgio, o projeto tem sido um sucesso. “É um instrumento importantíssimo para a consumação da Justiça”, destacou.
A ferramenta custou R$ 3 milhões à Justiça alagoana. Além de acelerar os processos, a implantação da videoconferência reduziu os gastos do Estado com o transporte de presos, dos presídios para as unidades judiciárias. Muitas vezes, as audiências precisavam ser remarcadas por conta do não comparecimento dos detentos.
O sistema de videoconferência, implantado em todas as varas criminais e no Tribunal, utiliza o data center do TJ/AL, onde são feitas a gerência e a gravação das audiências. Não há risco de interceptação, vazamento de informação ou de perda da gravação.
Para evitar congestionamentos no uso da ferramenta, os magistrados contam com o Sistema de Marcação de Videoconferências (Simavi), que permite o agendamento de audiências entre as unidades judiciárias e o sistema prisional.
Últimas notícias
Mulher viraliza carregando marido no colo após ele quebrar o pé
Justiça suspende circulação de ônibus de JHC em Alagoas
Inscrições para Fies terminam nesta sexta-feira (17)
Pesquisa da Ufal sobre Drummond e a gestão estatal é semifinalista de prêmio
Trânsito na Gustavo Paiva terá faixa reversível em horários de pico
Combate à dengue é reforçado em Maceió com novo método de pulverização
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
