Comitê de Revisão de Projetos inicia análises para evitar paralisações

O Comitê de Revisão de Projetos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) dá início, este mês, as suas atividades. Uma comissão multissetorial comanda os trabalhos com o intuito de evitar paralisações, aumento de gastos ou inadequação de serviços. Entre os primeiros projetos avaliados, estão o de reforma do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e o de ações sociais no Vale do Reginaldo.
Responsabilidade com o dinheiro público e eficiência para a entrega das obras são as principais razões para a criação do Comitê. A ideia é padronizar os procedimentos na elaboração dos projetos, antes que eles sejam licitados. “O comitê auxilia na elaboração de projetos adequados, para evitar prejuízos nas obras, paralisações, termos aditivos e entraves burocráticos”, explica Humberto Carvalho, secretário executivo de Infraestrutura.
Para isso, a comissão avalia todas as necessidades dos projetos, os custos envolvidos, os recursos disponíveis e demais condições para a execução das obras e dos serviços relacionados a elas.
“Vamos atuar no processo inicial, para não encontrarmos problemas lá na frente. O objetivo não é ser um entrave, ao contrário, preferimos gastar um tempo com as readequações dos projetos a gastar muito mais tempo e recursos com uma obra que possa emperrar”, destaca Humberto Carvalho.
De acordo com o gestor, os projetos estarão enquadrados em três categorias: aprovados sem ressalvas (em plenas condições de execução); aprovados com ressalvas (aqueles com dificuldades que podem ser mitigadas durante sua execução); e reprovados (não executados até suas devidas readequações).
Primeiras avaliações
As primeiras demandas avaliadas pelo comitê foram os projetos de reforma do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, apresentado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), e de ações sociais do Vale do Reginaldo, da própria Seinfra.
A comissão já iniciou o acompanhamento técnico da demanda da Sedetur, que engloba edifício garagem, salas para eventos e interligação do sistema de refrigeração do Centro de Exposições.
“Além de ser o órgão responsável pelas obras de infraestrutura de Alagoas, a Seinfra passa, também, a ser o suporte para a construção de equipamentos públicos de grande relevância para o Estado, como hospitais e espaços culturais. É uma nova Alagoas, mais eficiente e comprometida”, ressalta o secretário executivo.
Outro encaminhamento foi a aprovação do projeto de contratação da empresa responsável pela realização de ações sociais no Vale do Reginaldo, onde a Seinfra executa obras de reurbanização. Serão ofertados serviços socioambientais para a comunidade local, com cursos, palestras e atividades de educação ambiental. A expectativa é de que, nos próximos 30 dias, seja publicado edital.
Últimas notícias

Avô é preso por abusar sexualmente de própria neta de 11 anos em União dos Palmares

Prefeito de Arapiraca entrega praça modernizada no bairro Cavaco nesta sexta (12)

Cabo Bebeto cobra Sesau por atrasos em repasses que afetam equoterapia e hospitais públicos

Setembro Amarelo em destaque: loja realiza encontro com psicóloga e experiências de autocuidado às clientes

Prefeita Ceci participa da subida ao Horto do Padre Cícero com romeiros de Atalaia

Polly Abu Hana e Henrique Costa são eleitos para a gestão da Uncisal no quadriênio 2025-2029
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
