Comitê de Revisão de Projetos inicia análises para evitar paralisações
O Comitê de Revisão de Projetos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) dá início, este mês, as suas atividades. Uma comissão multissetorial comanda os trabalhos com o intuito de evitar paralisações, aumento de gastos ou inadequação de serviços. Entre os primeiros projetos avaliados, estão o de reforma do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e o de ações sociais no Vale do Reginaldo.
Responsabilidade com o dinheiro público e eficiência para a entrega das obras são as principais razões para a criação do Comitê. A ideia é padronizar os procedimentos na elaboração dos projetos, antes que eles sejam licitados. “O comitê auxilia na elaboração de projetos adequados, para evitar prejuízos nas obras, paralisações, termos aditivos e entraves burocráticos”, explica Humberto Carvalho, secretário executivo de Infraestrutura.
Para isso, a comissão avalia todas as necessidades dos projetos, os custos envolvidos, os recursos disponíveis e demais condições para a execução das obras e dos serviços relacionados a elas.
“Vamos atuar no processo inicial, para não encontrarmos problemas lá na frente. O objetivo não é ser um entrave, ao contrário, preferimos gastar um tempo com as readequações dos projetos a gastar muito mais tempo e recursos com uma obra que possa emperrar”, destaca Humberto Carvalho.
De acordo com o gestor, os projetos estarão enquadrados em três categorias: aprovados sem ressalvas (em plenas condições de execução); aprovados com ressalvas (aqueles com dificuldades que podem ser mitigadas durante sua execução); e reprovados (não executados até suas devidas readequações).
Primeiras avaliações
As primeiras demandas avaliadas pelo comitê foram os projetos de reforma do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, apresentado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), e de ações sociais do Vale do Reginaldo, da própria Seinfra.
A comissão já iniciou o acompanhamento técnico da demanda da Sedetur, que engloba edifício garagem, salas para eventos e interligação do sistema de refrigeração do Centro de Exposições.
“Além de ser o órgão responsável pelas obras de infraestrutura de Alagoas, a Seinfra passa, também, a ser o suporte para a construção de equipamentos públicos de grande relevância para o Estado, como hospitais e espaços culturais. É uma nova Alagoas, mais eficiente e comprometida”, ressalta o secretário executivo.
Outro encaminhamento foi a aprovação do projeto de contratação da empresa responsável pela realização de ações sociais no Vale do Reginaldo, onde a Seinfra executa obras de reurbanização. Serão ofertados serviços socioambientais para a comunidade local, com cursos, palestras e atividades de educação ambiental. A expectativa é de que, nos próximos 30 dias, seja publicado edital.
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
