Isolamento da Piscina do Amor apresenta resultados positivos
Desde que a Piscina do Amor, localizada na enseada da Pajuçara, em Maceió, foi transformada em zona de exclusão, a área de 42 hectares tem sido um suporte à reprodução e à alimentação nas fases iniciais da maioria dos organismos marinhos encontrados na região. A equipe de Gerenciamento Costeiro (Gerco) do Instituto do Meio Ambiente (IMA) esteve no local, na manhã desta sexta-feira (8), para fazer o levantamento das espécies.
O professor Gabriel Le Campion, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) esteve com a equipe para auxiliar na atividade. De acordo com ele, foram identificadas 33 espécies de peixes no trecho percorrido pelos técnicos do IMA. “As espécies que encontramos já estavam com o tamanho diferenciado em relação aos outros bancos de recifes da Pajuçara”, disse Le Campion.
A área delimitada tem sido monitorada pelo Gerco periodicamente. Os técnicos já fizeram alguns levantamentos da diversidade de espécies noturnas e diurnas e percebeu um aumento considerável de peixes encontrados na área legalmente definida como zona de exclusão para diversos tipos de usos desde junho de 2015.
Pesca de arrasto
Em fevereiro deste ano, foi publicada a Resolução 05/2016 do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), que proíbe a pesca de arrasto em 671 hectares da enseada da Pajuçara.
Segundo Ricardo César, o isolamento da Piscina do Amor e a proibição da pesca de arrasto são medidas que se complementam a favor da biodiversidade da enseada. “Essas medidas estão resultando na reprodução de diversos organismos”, afirmou o o professor .
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
