“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Rafael Brito mantém uma relação de proximidade com a população e tem direcionado esforços, em Brasília, para fortalecer o desenvolvimento local
Marechal Deodoro, berço da República e primeira capital de Alagoas, viveu mais uma vez um momento histórico. Neste sábado, 15 de novembro, data em que o Brasil celebra 136 anos da Proclamação da República, a capital do estado de Alagoas volta a ser Marechal Deodoro. O deputado federal alagoano e agora cidadão deodorense, Rafael Brito, participou da solenidade de transferência simbólica da sede do Governo do Estado.
Rafael Brito mantém uma relação de proximidade com a população e tem direcionado esforços, em Brasília, para fortalecer o desenvolvimento local. Em seu mandato, já destinou cerca de R$ 30 milhões em emendas parlamentares para a cidade. Recursos investidos em obras de pavimentação, custeio na saúde e fomento ao turismo.
“Celebrar a Proclamação da República aqui é celebrar a nossa história, a força do povo deodorense e o compromisso com um Brasil mais justo. Marechal Deodoro segue honrando seu legado e construindo um futuro de oportunidades”, destacou o deputado federal.
As celebrações reforçam a importância de manter viva a memória republicana do país, ao mesmo tempo em que valorizam o papel de Marechal Deodoro como cenário e protagonista de um dos capítulos mais decisivos da história nacional.
“Passamos por um período de ataques à democracia, onde tentaram descredibilizar instituições como o Judiciário, o Legislativo e a imprensa. E hoje é o dia de reafirmar que temos instituições independentes. Que o sistema eleitoral do Brasil é o mais moderno do mundo e eficaz. Aqui em Alagoas, temos um governador que acorda cedo e trabalha pelo povo. E em Marechal, temos André Bocão, que trabalha incansavelmente pelo desenvolvimento dessa cidade e do nosso povo. Nossa democracia é sólida e vamos seguir lutando por ela. ”, apontou Rafael Brito.
A Proclamação da República é feriado nacional desde 1949, instituído pela Lei Federal 662. O episódio de 15 de novembro de 1889 marcou a transição do Brasil da monarquia para a república, movimento liderado pelo marechal alagoano Deodoro da Fonseca, que se tornou o primeiro chefe de Estado republicano.
Últimas notícias
Marinha resgata 8 pessoas no mar de Cabo Frio após pouso forçado
PM apreende arsenal e líderes de organização criminosa são neutralizados em Rio Largo
Caminhão sem freios atinge motocicleta e causa morte de mulher no Sertão de Alagoas
Contribuição mensal do MEI sobe para R$ 81,05 em 2026
Moraes autoriza visitas de filhos e enteada a Bolsonaro
Loja oficial do CSA é furtada e ação é registrada por câmeras de segurança
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
