“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Rafael Brito mantém uma relação de proximidade com a população e tem direcionado esforços, em Brasília, para fortalecer o desenvolvimento local
Marechal Deodoro, berço da República e primeira capital de Alagoas, viveu mais uma vez um momento histórico. Neste sábado, 15 de novembro, data em que o Brasil celebra 136 anos da Proclamação da República, a capital do estado de Alagoas volta a ser Marechal Deodoro. O deputado federal alagoano e agora cidadão deodorense, Rafael Brito, participou da solenidade de transferência simbólica da sede do Governo do Estado.
Rafael Brito mantém uma relação de proximidade com a população e tem direcionado esforços, em Brasília, para fortalecer o desenvolvimento local. Em seu mandato, já destinou cerca de R$ 30 milhões em emendas parlamentares para a cidade. Recursos investidos em obras de pavimentação, custeio na saúde e fomento ao turismo.
“Celebrar a Proclamação da República aqui é celebrar a nossa história, a força do povo deodorense e o compromisso com um Brasil mais justo. Marechal Deodoro segue honrando seu legado e construindo um futuro de oportunidades”, destacou o deputado federal.
As celebrações reforçam a importância de manter viva a memória republicana do país, ao mesmo tempo em que valorizam o papel de Marechal Deodoro como cenário e protagonista de um dos capítulos mais decisivos da história nacional.
“Passamos por um período de ataques à democracia, onde tentaram descredibilizar instituições como o Judiciário, o Legislativo e a imprensa. E hoje é o dia de reafirmar que temos instituições independentes. Que o sistema eleitoral do Brasil é o mais moderno do mundo e eficaz. Aqui em Alagoas, temos um governador que acorda cedo e trabalha pelo povo. E em Marechal, temos André Bocão, que trabalha incansavelmente pelo desenvolvimento dessa cidade e do nosso povo. Nossa democracia é sólida e vamos seguir lutando por ela. ”, apontou Rafael Brito.
A Proclamação da República é feriado nacional desde 1949, instituído pela Lei Federal 662. O episódio de 15 de novembro de 1889 marcou a transição do Brasil da monarquia para a república, movimento liderado pelo marechal alagoano Deodoro da Fonseca, que se tornou o primeiro chefe de Estado republicano.
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Enem 2025: o que é permitido e o que é proibido no dia da 2ª prova?
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
