Alto do Sertão alagoano recebe a chegada de Projeto Federal de combate à pobreza
Na manhã da última terça-feira, 12, representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL) se reuniram na região do Alto do Sertão alagoano junto a representantes de agricultores familiares da região para a dialogarem sobre a implantação do Projeto Dom Helder Câmara.
O Projeto Dom Helder é uma ação do Governo Federal, que existe há 10 anos e que visa o combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável, que tem por base a produção agroecologia. O Projeto já estava presente em outros estados do Nordeste e agora começou a traçar ações em Alagoas.
O território que será comtemplado pelas ações do Dom Helder Câmara (DHC) será a própria região do Alto do Sertão, que abrange oito municípios. Entre eles Canapi, Inhapi, Mara Grande, Água Branca, Pariconha, Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado e Piranhas.
O Projeto pretende trabalhar com agricultores familiares, indígenas, assentados, quilombolas e tem como pretensão chegar ao público das camadas mais pobres da região atendida.
Segundo Ana Cristina Accioly, Coordenadora Territorial do Projeto em Alagoas, a equipe terá atenção mais especial às mulheres e jovens que fazem parte do público alvo do DHC e destaca a equipe que fará parte da implantação do Projeto em região. “O Projeto Dom Helder Câmara é referência em políticas públicas e para o Alto do Sertão serão contratadas assessoria técnica e mobilizadores sociais, que farão o papel de mobilizadores de comunidade”, explica.
Além do diálogo sobre a chegada do Projeto na região alagoana, os 100 representantes presentes organizaram uma pré-seleção de famílias que serão contempladas com as ações em vista. Foi estabelecida a escolha de mil famílias, que farão parte da ação, após um processo de avaliação completa de um mês e a programação será desenvolvida pelo colegiado territorial, com plena participação coletiva.
A ocasião rendeu ainda a presença de Genivaldo Oliveira, Presidente da Fetag-AL; Ana Cristina Accioly, Coordenadora Territorial do Projeto em Alagoas. Além Espedito Rufino, Coordenador Geral do DHC e Ricardo Menezes Blackburn, Coordenador Técnico do DHC.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
