Cepram concede licença prévia para instalação de CTR no agreste
Em breve, os municípios da região do agreste alagoano terão uma alternativa que funciona dentro do que prevê as normas técnicas e ambientais para o descarte de lixo.
Em reunião ordinária do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), que aconteceu na manhã desta terça-feira (12), foi aprovada a licença prévia para a instalação de uma Central de Tratamento de Resíduos (CTR) na região entre os municípios de Arapiraca e Craíbas.
O local selecionado encontra-se a 15,2 km de Arapiraca com acesso pelas rodovias AL-220 e 215, e trata-se de uma área de 81 hectares com vida útil de 20 anos. A CTR irá receber resíduos sólidos Classe II, que são os lixos domiciliares e comerciais, e também resíduos de Classe II-B, que são da construção civil.
Em audiência pública na câmara municipal de Craibas, que aconteceu em março deste ano, João Batista, Gerente de Operação da Alagoas Ambiental, apresentou o projeto que se encontra dentro dos padrões exigidos pela lei. “O desafio é acabar com os lixões a céu aberto”, afirmou o gerente.
Ainda de acordo com o gerente, só o município de Arapiraca produz diariamente 540 toneladas de lixo que não encontram o tratamento necessário. Ermi Ferrari, gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA, disse que a disposição inadequada dos resíduos, sem qualquer iniciativa para tratamento, é irregular, segundo a lei de crimes ambientais.
A exemplo do que aconteceu no município de Pilar, onde a Alagoas Ambiental também implantou uma CTR, a ideia é que, com a chegada da central, os municípios possam direcionar seus lixos evitando o descarte em lugares inapropriados.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
