Cepram concede licença prévia para instalação de CTR no agreste
Em breve, os municípios da região do agreste alagoano terão uma alternativa que funciona dentro do que prevê as normas técnicas e ambientais para o descarte de lixo.
Em reunião ordinária do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), que aconteceu na manhã desta terça-feira (12), foi aprovada a licença prévia para a instalação de uma Central de Tratamento de Resíduos (CTR) na região entre os municípios de Arapiraca e Craíbas.
O local selecionado encontra-se a 15,2 km de Arapiraca com acesso pelas rodovias AL-220 e 215, e trata-se de uma área de 81 hectares com vida útil de 20 anos. A CTR irá receber resíduos sólidos Classe II, que são os lixos domiciliares e comerciais, e também resíduos de Classe II-B, que são da construção civil.
Em audiência pública na câmara municipal de Craibas, que aconteceu em março deste ano, João Batista, Gerente de Operação da Alagoas Ambiental, apresentou o projeto que se encontra dentro dos padrões exigidos pela lei. “O desafio é acabar com os lixões a céu aberto”, afirmou o gerente.
Ainda de acordo com o gerente, só o município de Arapiraca produz diariamente 540 toneladas de lixo que não encontram o tratamento necessário. Ermi Ferrari, gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA, disse que a disposição inadequada dos resíduos, sem qualquer iniciativa para tratamento, é irregular, segundo a lei de crimes ambientais.
A exemplo do que aconteceu no município de Pilar, onde a Alagoas Ambiental também implantou uma CTR, a ideia é que, com a chegada da central, os municípios possam direcionar seus lixos evitando o descarte em lugares inapropriados.
Últimas notícias
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Cibele Moura propõe capacitação em primeiros socorros para guias de turismo em Alagoas
Secretaria do Meio Ambiente promove última Feira Sustentável Sabor do Campo de 2025
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
