Baixa vazão do rio São Francisco deixa municípios alagoanos sem água até sexta
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) voltou a manter a baixa vazão das águas do rio São Francisco. Com isso, o sistema da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), no município de Traipu, está operando com 25% de sua capacidade, deixando sete municípios do Agreste sem água até a próxima sexta-feira (15).
De acordo com a assessoria de comunicação da Casal, o sistema da companhia em Traipu funciona com quatro bombas, mas apenas uma está funcionando e fazendo a distribuição de água.
A falta de água atinge os municípios de São Brás, Olho d'Água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Feira Grande, Lagoa da Canoa e a parte baixa de Arapiraca. Por esta razão é que os moradores do Residencial do Agreste estão sem água e vão permanecer assim até sexta-feira, quando o sistema volta à normalidade.
Manutenção do sistema antigo
Para piorar a situação do abastecimento de água na Região do Agreste, o sistema antigo da Casal, que funciona na cidade de São Brás, está parado para manutenção desde terça-feira (12) e só deverá ser concluída na madrugada desta sexta-feira (15).
A assessoria da Casal informou ainda que a interrupção no fornecimento de água não atinge a parte alta de Arapiraca nem os municípios de Craíbas, Igaci e Coité do Nóia, uma vez que essas localidades são abastecidas pelo novo sistema coletivo do Agreste.
No entanto, como a distribuição do sistema de Traipu está operando em sua capacidade mínima, a falta de água está afetando parte desses municípios. A Casal informou que está trabalhando para normalizar o abastecimento até sexta-feira.