Publicado parecer favorável ao projeto que torna obrigatório o "teste de urina" em recém-nascidos
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa publicou, na edição desta quinta-feira, 28, do Diário Oficial do Estado, o parecer favorável ao projeto de lei, de autoria do deputado Antonio Albuquerque (PTB), que institui a obrigatoriedade de realização do “teste de urina” nos recém nascidos nas redes públicas e particulares de Alagoas. O teste, que segundo o projeto deverá ser realizado até o quinto dia de vida do recém-nascido, tem a finalidade de realizar diagnóstico precoce e possibilitar a prevenção da Leucinose, conhecida também como doença da urina em que o organismo não consegue processar corretamente certos aminoácidos.
Pela proposta, as maternidades e demais estabelecimentos hospitalares nos quais se realizam procedimento obstétricos ficam obrigados a dispor dos equipamentos necessários à realização do exame preventivo do “teste de urina”, bem como contar com profissionais capacitados para a aplicação do mesmo.
A realização do exame abrange todos os recém-nascidos, seja pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por planos de saúde ou mesmo pacientes particulares. Fica o Poder Executivo autorizado a celebrar convênios com o Ministério da Saúde e a abrir crédito adicional suplementar ao orçamento anual.
“O diagnóstico precoce e manejo eficaz garantem um desenvolvimento normal da criança. A doença da urina atinge número estimado de 185 mil crianças em todo mundo. Esse distúrbio ocorre frequentemente na população, com incidência de 1 em cada 380 recém-nascidos, o que mostra a pertinência da presente proposição e a necessidade de sua aprovação”, justifica Antonio Albuquerque.
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
