Publicado parecer favorável ao projeto que torna obrigatório o "teste de urina" em recém-nascidos
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa publicou, na edição desta quinta-feira, 28, do Diário Oficial do Estado, o parecer favorável ao projeto de lei, de autoria do deputado Antonio Albuquerque (PTB), que institui a obrigatoriedade de realização do “teste de urina” nos recém nascidos nas redes públicas e particulares de Alagoas. O teste, que segundo o projeto deverá ser realizado até o quinto dia de vida do recém-nascido, tem a finalidade de realizar diagnóstico precoce e possibilitar a prevenção da Leucinose, conhecida também como doença da urina em que o organismo não consegue processar corretamente certos aminoácidos.
Pela proposta, as maternidades e demais estabelecimentos hospitalares nos quais se realizam procedimento obstétricos ficam obrigados a dispor dos equipamentos necessários à realização do exame preventivo do “teste de urina”, bem como contar com profissionais capacitados para a aplicação do mesmo.
A realização do exame abrange todos os recém-nascidos, seja pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por planos de saúde ou mesmo pacientes particulares. Fica o Poder Executivo autorizado a celebrar convênios com o Ministério da Saúde e a abrir crédito adicional suplementar ao orçamento anual.
“O diagnóstico precoce e manejo eficaz garantem um desenvolvimento normal da criança. A doença da urina atinge número estimado de 185 mil crianças em todo mundo. Esse distúrbio ocorre frequentemente na população, com incidência de 1 em cada 380 recém-nascidos, o que mostra a pertinência da presente proposição e a necessidade de sua aprovação”, justifica Antonio Albuquerque.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
