24º Festival de Bumba Meu Boi de Maceió tem início nesta sexta-feira (13)
Um dos principais eventos da cultura popular de Maceió, o Festival de Bumba Meu Boi acontece em sua 24ª edição, nesta sexta-feira (13) e no sábado (14), com a participação de 22 grupos, que devem levar para a arena diversos enredos, que envolvem temas locais e universais. O evento acontece em área a ser montada no estacionamento de Jaraguá e as apresentações estão programadas para ter início a partir das 19h.
Com capacidade para receber um público estimado em aproximadamente 20 mil pessoas, a arena vai estar preparada para receber, na noite de sexta-feira, os 12 bois que fazem parte da Série B, ou Grupo de Acesso e, no sábado, os 10 integrantes da Série A, ou Grupo Especial. Todos devem se apresentar para a comissão julgadora, que vai analisar quesitos como evolução do vaqueiro, evolução do boi, bateria, conjunto, beleza do boi, fantasia e entoada.
Apesar da grandiosidade dos espetáculos, principalmente quando da entrada do grupo na arena, apenas os quesitos determinados no regulamento do concurso é que são avaliados. Mesmo assim, os integrantes dos bois prometem emocionar e animar o público com os enredos. Tem grupo que promete fazer o boi “voar” e outros levarem figuras em grandes proporções, como já pode ser visto na edição passada. De acordo com o presidente da Liga dos Bois, Joel Ferreira, os grupos chegam a envolver em média 200 pessoas entre produção e apresentação.
Entre os temas definidos para as apresentações, estão “África onde nasceu o rei” com o boi Vingadores; “Com a sanfona na mão me tornei o rei do baião: viva Luiz Gonzaga” com o boi Cobra Negra; “Do coração da mata para a arena do boi... os mistérios do folclore de uma raça pedem passagem” com o boi Cão de Raça e “A minha cidade canta e encanta, assim é Maceió” com o boi Bumbá, entre outros. Cada espetáculo tem 30 minutos de duração, conforme o cronograma do concurso.
E para assegurar a beleza e o show do bumba meu boi, os 22 grupos se dedicaram durante aproximadamente 10 meses e prometem mais uma vez manter a tradição cultural em alta e fortalecida na comunidade, principalmente nos bairros onde o folguedo se mantém presente com força, entre os quais Ponta da Terra, Vergel do Lago, além de Jacintinho, Poço, Jatiúca, Cruz das Almas e Vale do Reginaldo.
“E bom reforçar que a própria comunidade é a principal incentivadora do evento e que tem mantido a tradição por amor ao folguedo”, destaca Keyler Simões, diretor de produção da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) da Prefeitura de Maceió.
O tradicional festival anual é realizado em pela Prefeitura de Maceió e Governo do Estado através da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceria com a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió e conta ainda com apoio cultural do banco Bradesco.
Confira abaixo os grupos participantes do evento:
Grupos de Boi do 24º Festival do Bumba Meu Boi
Série B – Sexta – 13 de maio de 2016
1. Águia – Vergel
2. Águia de Ouro – Ponta da Terra
3. Africano – Cruz das Almas
4. Bumbá Guerreiro – Jacintinho
5. Amizade – Conjunto Virgem dos Pobres
6. Trovão – Conjunto Virgem dos Pobres
7. Fênix - Conjunto Virgem dos Pobres
8. Imperador – Jatiúca
9. Talismã – Conjunto Virgem dos Pobres
10. Dragãozinho – Ponta da Terra
11. Treme-Terra – Ponta da Terra
12. Cascavel – Conjunto Joaquim Leão
Série A – Grupo Especial – Sábado – 14 de maio de 2016
1. Lacrau – Poço
2. Cobra Negra – Jatiúca
3. Dragão – Ponta da Terra
4. Cão de Raça – Jacintinho
5. Tigre – Ponta da Terra
6. Bumbá Alagoano – Ponta da Terra
7. Rei Bumbá – Jacintinho
8. Vingador – Ponta da Terra
9. Bumbá Anaconda – Ponta da Terra
10. Águia Dourada – Reginaldo.
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
