Capital

24º Festival de Bumba Meu Boi de Maceió tem início nesta sexta-feira (13)

Por Redação com assessoria 10/05/2016 14h02
24º Festival de Bumba Meu Boi de Maceió tem início nesta sexta-feira (13)
- Foto: Assessoria

Um dos principais eventos da cultura popular de Maceió, o Festival de Bumba Meu Boi acontece em sua 24ª edição, nesta sexta-feira (13) e no sábado (14), com a participação de 22 grupos, que devem levar para a arena diversos enredos, que envolvem temas locais e universais. O evento acontece em área a ser montada no estacionamento de Jaraguá e as apresentações estão programadas para ter início a partir das 19h.

Com capacidade para receber um público estimado em aproximadamente 20 mil pessoas, a arena vai estar preparada para receber, na noite de sexta-feira, os 12 bois que fazem parte da Série B, ou Grupo de Acesso e, no sábado, os 10 integrantes da Série A, ou Grupo Especial. Todos devem se apresentar para a comissão julgadora, que vai analisar quesitos como evolução do vaqueiro, evolução do boi, bateria, conjunto, beleza do boi, fantasia e entoada.

Apesar da grandiosidade dos espetáculos, principalmente quando da entrada do grupo na arena, apenas os quesitos determinados no regulamento do concurso é que são avaliados. Mesmo assim, os integrantes dos bois prometem emocionar e animar o público com os enredos. Tem grupo que promete fazer o boi “voar” e outros levarem figuras em grandes proporções, como já pode ser visto na edição passada. De acordo com o presidente da Liga dos Bois, Joel Ferreira, os grupos chegam a envolver em média 200 pessoas entre produção e apresentação.

Entre os temas definidos para as apresentações, estão “África onde nasceu o rei” com o boi Vingadores; “Com a sanfona na mão me tornei o rei do baião: viva Luiz Gonzaga” com o boi Cobra Negra; “Do coração da mata para a arena do boi... os mistérios do folclore de uma raça pedem passagem” com o boi Cão de Raça e “A minha cidade canta e encanta, assim é Maceió” com o boi Bumbá, entre outros. Cada espetáculo tem 30 minutos de duração, conforme o cronograma do concurso.

E para assegurar a beleza e o show do bumba meu boi, os 22 grupos se dedicaram durante aproximadamente 10 meses e prometem mais uma vez manter a tradição cultural em alta e fortalecida na comunidade, principalmente nos bairros onde o folguedo se mantém presente com força, entre os quais Ponta da Terra, Vergel do Lago, além de Jacintinho, Poço, Jatiúca, Cruz das Almas e Vale do Reginaldo. 

“E bom reforçar que a própria comunidade é a principal incentivadora do evento e que tem mantido a tradição por amor ao folguedo”, destaca Keyler Simões, diretor de produção da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) da Prefeitura de Maceió.

O tradicional festival anual é realizado em pela Prefeitura de Maceió e Governo do Estado através da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceria com a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió e conta ainda com apoio cultural do banco Bradesco.

Confira abaixo os grupos participantes do evento:

Grupos de Boi do 24º Festival do Bumba Meu Boi

Série B – Sexta – 13 de maio de 2016

1. Águia – Vergel
2. Águia de Ouro – Ponta da Terra
3. Africano – Cruz das Almas
4. Bumbá Guerreiro – Jacintinho
5. Amizade – Conjunto Virgem dos Pobres
6. Trovão – Conjunto Virgem dos Pobres
7. Fênix - Conjunto Virgem dos Pobres
8. Imperador – Jatiúca
9. Talismã – Conjunto Virgem dos Pobres
10. Dragãozinho – Ponta da Terra
11. Treme-Terra – Ponta da Terra
12. Cascavel – Conjunto Joaquim Leão

Série A – Grupo Especial – Sábado – 14 de maio de 2016

1. Lacrau – Poço
2. Cobra Negra – Jatiúca
3. Dragão – Ponta da Terra
4. Cão de Raça – Jacintinho
5. Tigre – Ponta da Terra
6. Bumbá Alagoano – Ponta da Terra
7. Rei Bumbá – Jacintinho
8. Vingador – Ponta da Terra
9. Bumbá Anaconda – Ponta da Terra
10. Águia Dourada – Reginaldo.