Violência nos estádios: videomonitoramento será ampliado no entorno do Trapichão
O presidente do Conselho Estadual de Segurança (Conseg), Antonio Carlos Gouveia, anunciou, nesta quinta-feira, 12, algumas medidas que serão sugeridas à Cúpula da Segurança Pública para coibir a violência nas partidas de futebol em Alagoas. Entre elas, o aumento do raio de ação do videomonitoramento do entorno do Estádio Rei Pelé e o fim do acesso das torcidas organizadas aos estádios, sem a anuência do Poder Judiciário.
As demais medidas consistem na expansão e blindagem dos foços que circundam a área de jogo do estádio. Representantes do Judiciário, Ministério Público e Estado discutiram abertamente iniciativas que dão certo em outros países e podem dar certo em Alagoas, como a instituição da biometria para catalogar ‘torcedores-brigões’.
“Teremos várias situações par agir. Adaptaremos a estrutura do Rei Pelé com a expansão e blindagem dos foços, dificultando assim o acesso da torcida ao campo de jogo. Investiremos na segurança aos torcedores para que os jogos de futebol voltem a ter momentos de diversão e interação da família alagoana”, ressaltou o presidente do Conseg.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, sugeriu que em todo evento futebolístico realizado no Rei Pelé seja instituída uma equipe de inteligência para acompanhar o movimento das torcidas no entorno do Trapichão. A ampliação do videomonitoramento pode ser custeada via Fundo Estadual de Segurança Pública.
Por parte da Justiça alagoana veio o encaminhamento mais polêmico e esperado: o impedimento do acesso das torcidas organizadas aos estádios alagoanos. O acesso só seria permitido com o aval do desembargador Tutmés Ayran. De acordo com o juiz Adamastor Tenório, a utilização do cadastro biométrico nas catracas de acesso ao Rei Pelé pode ser eficaz na identificação de torcedores com problemas na Justiça.
Por fim, pesou contra os clubes a excessiva distribuição de ingressos, entretanto com a ausência dos devidos representantes, não foi possível estabelecer um debate para resolver o impasse.
Como o Conselho de Segurança é um órgão consultivo, as sugestões são encaminhadas a Cúpula da Segurança Pública Estadual para executá-las.
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
