Violência nos estádios: videomonitoramento será ampliado no entorno do Trapichão
O presidente do Conselho Estadual de Segurança (Conseg), Antonio Carlos Gouveia, anunciou, nesta quinta-feira, 12, algumas medidas que serão sugeridas à Cúpula da Segurança Pública para coibir a violência nas partidas de futebol em Alagoas. Entre elas, o aumento do raio de ação do videomonitoramento do entorno do Estádio Rei Pelé e o fim do acesso das torcidas organizadas aos estádios, sem a anuência do Poder Judiciário.
As demais medidas consistem na expansão e blindagem dos foços que circundam a área de jogo do estádio. Representantes do Judiciário, Ministério Público e Estado discutiram abertamente iniciativas que dão certo em outros países e podem dar certo em Alagoas, como a instituição da biometria para catalogar ‘torcedores-brigões’.
“Teremos várias situações par agir. Adaptaremos a estrutura do Rei Pelé com a expansão e blindagem dos foços, dificultando assim o acesso da torcida ao campo de jogo. Investiremos na segurança aos torcedores para que os jogos de futebol voltem a ter momentos de diversão e interação da família alagoana”, ressaltou o presidente do Conseg.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, sugeriu que em todo evento futebolístico realizado no Rei Pelé seja instituída uma equipe de inteligência para acompanhar o movimento das torcidas no entorno do Trapichão. A ampliação do videomonitoramento pode ser custeada via Fundo Estadual de Segurança Pública.
Por parte da Justiça alagoana veio o encaminhamento mais polêmico e esperado: o impedimento do acesso das torcidas organizadas aos estádios alagoanos. O acesso só seria permitido com o aval do desembargador Tutmés Ayran. De acordo com o juiz Adamastor Tenório, a utilização do cadastro biométrico nas catracas de acesso ao Rei Pelé pode ser eficaz na identificação de torcedores com problemas na Justiça.
Por fim, pesou contra os clubes a excessiva distribuição de ingressos, entretanto com a ausência dos devidos representantes, não foi possível estabelecer um debate para resolver o impasse.
Como o Conselho de Segurança é um órgão consultivo, as sugestões são encaminhadas a Cúpula da Segurança Pública Estadual para executá-las.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
