Santa Casa de Maceió é referência em descarte de lixo hospitalar em Alagoas
Investimentos garantem segregação de lixo comum e infectante e sua correta destinação em aterro sanitário ou em complexo de incineração
Os últimos meses foram pródigos em manchetes denunciando o descarte irregular de lixo hospitalar em Alagoas. Neste cenário, o Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS) da Santa Casa de Maceió vem sendo destacado como referência por órgãos ambientais de fiscalização.
“O processo de segregação e destinação de resíduos da Santa Casa de Maceió é referência e um exemplo a ser seguido”, comentou José Soares Barbosa, coordenador de Fiscalização da Sempma.
À frente das operações realizadas na capital alagoana, Soares revela o maior pecado dos hospitais em se tratando de descarte de resíduos: “a mistura de lixo contaminado com o comum e seu descarte irregular”.
A enfermeira Rejane Paixão, gerente de Unidades de Internação da Santa Casa de Maceió, diz que o PGRSS foi estruturado em 2012 para garantir um fluxo ecologicamente correto para seus resíduos.
“E não apenas isso. A nossa preocupação com a questão ambiental inclui até mesmo o uso de material de higienização com o selo “green” (verde), que são biodegradáveis e ajudam a preservar o meio ambiente”, comentou Rejane Paixão.
Produzindo 77 toneladas mensais de resíduos, dos quais 60 toneladas de lixo comum e 17 toneladas de lixo hospitalar (contaminante e infectante), a Santa Casa de Maceió vem investindo na capacitação de suas equipes e dos novos colaboradores para a correta segregação interna dos resíduos.
Neste sentido, a Santa Casa de Maceió conta com a assessoria do consultor ambiental Fernando Pinto, cujo trabalho vem norteando a política ambiental da instituição.
Apesar do alto custo, a Santa Casa de Maceió optou por contratar empresas especializadas em destinação de resíduos para garantir a observância das normas vigentes. Neste trabalho atuam a Serquip (coleta, transporte e incineração de lixo hospitalar infectante e contaminado), a Solupel (coleta de lixo comum) e a Qualitec (específica para o tratamento de resíduos perigosos).
Últimas notícias
Maceió deve ganhar museu em memória do afundamento de bairros causado pela Braskem
Moraes recebe entidades de direitos humanos no STF para discutir megaoperação no Rio
Suspeito de matar mulher no Sertão de AL é preso no Mato Grosso
Juíza Ana Raquel da Silva Gama, de Arapiraca, morre após sofrer infarto durante viagem
Jovem acusa esposa de o atacar com canivete e cunhado de agressão no município de Jacuípe
Cabo Bebeto critica decisão da Ufal de adotar cotas para pessoas trans e defende cota social
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
