Bombeiros alertam para o risco de acidentes em poços e cacimbas abertos
Acidentes domésticos são comuns e exigem cuidados dos moradores de uma residência na cidade ou no sítio. E quedas em poços artesianos ou cacimbas são frequentes em Alagoas, principalmente no interior do estado.
Para alertar sobre estes perigos, que em muitas vezes ocasionam em mortes, o tenente Félix, do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), do 7 º Grupamento de Bombeiros Militar (7º GBM), em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, recebeu o Portal 7 Segundos para falar sobre o assunto com exclusividade.
Tenente Félix recomenda que é comum os bombeiros encontrarem poços e cacimbas tampadas de improviso com pedaços de madeira, o que pode provocar um acidente e levar à morte.
"É importante que as pessoas fechem os poços e camcimbas com tampas de concreto e bem vedadas para evitar acidentes".
Mergulho para a morte
Ele lembrou de um acidente com uma criança que aconteceu no bairro Bom Sucesso, em Arapiraca, em que o menino caiu na cacimba e morreu. Havia pessoas na residência, mas ninguém observou o que havia acontecido com a criança e quando se depararam com o acidente, já era tarde.
"Tivemo muito trabalho para resgatar o corpo dessa criança porque tinha dez metros de água na cacimba. Então é importante ficar atento a essa situação nas residências que tem poços ou cacimbas", disse o tenente do Corpo de Bombeiros.
Ele recomenda que os poços ou as cacimbas devem ser cercadas de grade ou com estacas e arame farpado para dificultar o acesso ao local.
"Já tivemos casos em que fomos solicitados a retirar animais de dentro de poços em sítios porque as pessoas deixam abertos e sem nenhuma sinalização ou cerca que impeça de o animal se aproximar do local", afirmou tenente Félix.
Assista ao vídeo com a entrevista do tenente Félix concedida ao 7 Segundos: