Pesquisa aponta que 52% dos empresários venderam menos no Dia das Mães
A pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD) constatou que as vendas para o Dia das Mães foi pior, em relação ao mesmo período do ano passado, para 52,6% dos empresários de Maceió. Já para 23,44%, o desempenho nas vendas, este ano, foi melhor do que em 2015. E 22,6% afirmaram que as vendas foram similares nos anos de 2015 e 2016.
Pela primeira vez, para o Dia das Mães, a Fecomércio realizou pesquisa de intenção de compras, ouvindo os consumidores, e na sequência, após a data, entrevistou os empresários para saber o desempenho das vendas e outros aspectos.
De acordo com a pesquisa, 96% dos empresários não contrataram colaboradores temporários. Para 49,32% dos lojistas, a não contratação se deve ao baixo fluxo de consumidores. Já 31,17%, não teve necessidade de contratar.
Os 4% de empresários que contrataram temporariamente afirmaram ter contratado entre um e três colaboradores (86,67%) e entre quatro e seis funcionários (13,33%). 53,33% dos empresários que contrataram disseram que não admitirá nenhum colaborador. Já 40% indicaram que deverão contratar entre um e três comerciários.
O levantamento apontou que 79% das empresas adotaram alguma estratégia para incrementar as vendas no Dia das Mães, a exemplo de promoções e divulgação nas mídias sociais. A forma de pagamento mais utilizada pelo consumidor foi o cartão de crédito/parcelado (77%).
O resultado indicado pelos lojistas confirma a pesquisa do IFEPD, quando entrevistou os consumidores no mês de abril. O indicador mostrou que a maioria dos consumidores utilizaria como forma de pagamento o cartão de crédito/parcelado com 52,8%.
As compras à vista/cartão de débito foram feitas apenas por 10% dos clientes, conforme as informações dos empresários.
O valor médio gasto por consumidor no Dia das Mães foi R$ 100,01 a R$ 200,00 (28,4%), R$ 200,01 a R$ 500 (26,6%) e R$ 50,01 a R$ 100 (22,7%). A coleta demonstrou que para o segmento de vestuário 51,5% tiveram desempenho melhor ou igual do que o ano passado. Para óticas/joalherias o desempenho foi de 56% melhor ou igual a 2015.
Os seguimentos estão tendo dinâmica para driblar a crise. O destaque é para o segmento de beleza. Nenhuma empresa apontou ter tido resultado pior do que o ano passado. Todas sinalizaram para resultados melhores (33,3%) ou iguais (66,7%) ao ano passado.
PERFIL DAS EMPRESAS
Do total de empresas consultadas, 34,9% são de vestuário. Foram entrevistadas empresas de seguimentos distintos: acessório e perfumaria (18,2%); calçados (15,1%); alimentação (9,1%); ótica e joalheria (8,3%); informática e eletrônicos (6,8%), entre outros.
A maioria das empresas entrevistadas tem até nove funcionários (71,1%) e entre 10 a 49 colaboradores (28,1%).
A pesquisa serve como indicador de expectativas futuras para tomada de decisões diante do cenário de crise econômica.
O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 13 de maio. As entrevistas foram realizadas em ambientes de consumo de grande circulação. O tamanho mínimo da amostra estimado foi determinado em 384 estabelecimentos comerciais de Maceió, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 5%.
A pesquisa completa está disponível no endereço www.fecomercio-al.com.br.
Últimas notícias
Colisão entre motos deixa feridos na AL-115 no município de Palmeira dos Índios
[Vídeo] Suspeito de assasassinato em Arapiraca tetou se livrar da arma na frente da PM
Filho embriagado é preso por agredir a própria mãe no município de Delmiro Gouveia
Jovem é morto a tiros ao parar no sinal em moto por app na parte alta de Maceió
Polícia prende três pessoas por tráfico de drogas no município de Porto Calvo
Nova Orla do Porto de Maceió tem mais de 70% dos serviços concluídos
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
