Estudantes da Ufal se reúnem com representantes de órgãos públicos para traçar segurança no campus
Vítimas de constantes assaltos na área da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus Arapiraca, e também em coletivos que fazem o trajeto Centro-Ufal, os estudantes vão participar de uma reunião, na manhã desta terça-feira (24), às 9 horas, na própria universidade, com representantes de órgãos públicos municipais, estaduais e das empresas do transporte coletivo de Arapiraca.
Representantes de vários cursos da Ufal também vão participar da reunião que terá a finalidade de traçar um plano de segurança e apresentar as principais reivindicações dos estudantes, após debates em assembleia geral realizada por eles no campus da universidade.
De acordo com o estudante Paulo Henrique, um dos organizadores das reuniões na Ufal e do encontro com os representantes públicos e privados para fortalecer a segurança para os universitários.
Os estudantes prepararam um documento que será apresentado durante a reunião desta terça-feira com as principais reivindicações. Entre as solicitações estão a melhoria do transporte público, principalmente o retorno da linha de ônibus coletivo Centro/Ufal/Centro.
As reivindicações também contemplam a melhoria da iluminação pública do campus da Ufal em Arapiraca, especificamente na região da rodovia AL-115 na localidade da universidade.
Na esfera estadual, os alunos vão solicitar um patrulhamento ostensivo a ser realizado pela Polícia Militar (PM). Como também a instalação de um PMBox na praça em frente à universidade, onde há diversos comerciantes que vendem lanches e os alunos são abordados por bandidos armados.
Catracas eletrônicas e guarda universitária
Os estudantes da Ufal também vão cobrar ações da própria univerdidade. No documento que o 7 Segundos teve acesso, eles vão exigir que a Ufal retorne a utilização de catracas eletrônicas e cartões de acesso ao campus para controlar entrada e saída de quem frequenta o local. Quem não tiver vínculo com a universiddade terá que informar à entrada aos seguranças da guarita.
A segurança interna também é um item do documento dos estudantes, que exigem a implantação da guarda universitária, proposta pela atual reitora quando em campanha para o cargo.
As reivindicações também propõem um plano diretor construído pela comunidade acadêmica do campus Arapiraca, que nunca foi posto em prática. Como também a iluminação interna da Ufal, uma vez que os estudantes da noite correm o risco dobrando de serem vítimas de assaltantes.
Casos de assaltos

O documento dos estudantes da Ufal descrevem os assaltos que aconteceram nos dias 29 de abril com um õnibus da linha Centro/Ufal/Agreste e no dia 4 de maio na linha Centro/Ufal/Lagoa do Rancho, ambos os casos com os coletivos da empresa Real Arapiraca.
O último e mais recente assalto a estudantes aconteceu no dia 6 deste mês em frente à universidade, em que uma aluna teve o celular e o notebook levados por ladrões.
A assembleia dos estudantes aconteceu no dia 10 de maio e toda essa realidade será debatida na reunião desta terça-feira, 24 de maio.
Últimas notícias
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Cão farejador localiza tabletes de maconha escondidos em terreno baldio em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
