PEC permite que contribuição da iluminação seja investida em infraestrutura
Em tramitação na Câmara dos Deputados, matéria concede permissão para que os governos municipais usem os recursos da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública em obras de infraestrutura e em geração de energias renováveis. Com a justificativa de que ao permitir a utilização de eventuais valores excedentes em obras de infraestrutura e em geração de energia limpa, a medida ajuda os Municípios, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 201/2016 foi apresenta.
De autoria da deputada Gorete Pereira (PR-CE), o texto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Caso seja aprovada, será examinada por uma comissão especial criada especialmente para essa finalidade. Em seguida, será votada em dois turnos pelo Plenário.
Atualmente, a Constituição determina que os recursos arrecadados por meio da Contribuição sejam utilizados apenas para o custeio do serviço de iluminação pública. Mas, a PEC sinaliza que, em alguns casos, o valor arrecadado é superior ao valor necessário para o custeio do serviço de iluminação pública do Município, não podendo eventuais excedentes serem utilizados com outra destinação.
Diante dessa constatação, a proposta diz que a medida vai permitir investimentos em fontes de energia limpa e vai proporcionar melhoria nos Município. Apesar de a medida ser aparentemente positiva, os juristas da Confederação Nacional de Municípios (CNM) estão analisando o texto.
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
