Magistrados apresentam propostas para dar celeridade aos Juizados Especiais
Durante o Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), em Maceió, magistrados de várias partes do País discutiram a forma de andamento dos processos nos Juizados Cíveis. Divididos em grupos de debate, os participantes apresentaram propostas para agilizar a tramitação de ações nessas unidades.
Uma das propostas envolveu os prazos processuais, que passariam a ser contados de forma contínua e não mais em dias úteis.
“O que se pretende é preservar a celeridade, a razoável duração do processo, que é um princípio constitucional, e a gente entende que o prazo contínuo proporciona isso, diferente dos dias úteis”, explicou a vice-presidente do Fonaje, juíza Maria do Carmo Honório, que atua no Judiciário de São Paulo.
A proposta foi apresentada pelo coordenador do 1º Juizado Especial Cível de Florianópolis, Antônio Augusto Baggio, e foi aprovada com apenas 11 votos contrários. O texto será submetido a uma assembleia, que acontece às 10h30 desta sexta-feira (10) e contará com representantes de vários Estados. Se aprovada, ela servirá como princípio de atuação nos juizados do País. Em Alagoas, os prazos já são contados de forma contínua.
Para o juiz Roberto Gomes da Silva, da 2ª Turma Recursal do Rio Grande do Sul, estado onde a contagem é feita em dias úteis, esse processo não diminui a celeridade dos julgamentos. “Meus colegas no Rio Grande do Sul tomaram a decisão de seguir em dias úteis de forma unânime e acredito que, se aprovada, não devemos mudar o método”, afirmou o magistrado.
Outra proposta, apresentada pelo juiz do Distrito Federal, Aiston Henrique de Sousa, foi para que as conciliações sejam feitas por conciliadores com formação específica e com auxílio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CJUSC). A proposta teve sete votos contrários e segue para a assembleia que deve ratificar ou não.
Juizados Criminais
Ainda como parte da programação da 39ª edição do Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), os magistrados participaram, nesta quinta-feira (9), de debate sobre a atuação dos Juizados Especiais Criminais.
O juiz Mauro Ferrandin, de Santa Catarina, apresentou o projeto “Justiça Penal Consensual”, que tem entre seus objetivos a reparação de danos e a aplicação de penas não privativas de liberdade, para restaurar as relações interpessoais e solucionar a raiz dos conflitos.
“A ideia é discutir boas práticas dentro do sistema de Justiça, aproveitando a grande diversidade de ações nas unidades criminais do país, privilegiando não apenas o julgamento do processo, mas a solução do conflito entre as pessoas, na busca pela pacificação social”, disse.
A elaboração do termo circunstanciado padrão, fruto de convênio com a Polícia Militar, e o trabalho realizado pelas Turmas Recursais também foram temas do debate, que contou com a participação do juiz Mário R. Kono de Oliveira, do Judiciário do Mato Grosso.
O Fonaje teve início nessa quarta-feira (8) e segue até amanhã (10), no Hotel Maceió Atlantic Suites, na Jatiúca. O evento está sendo organizado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), em parceria com a Associação Alagoana de Magistrados (Almagis).
Últimas notícias
Mulher tenta atacar três pessoas com faca durante confusão em conjunto residencial de Rio Largo
Força Tática desarticula esquema de tráfico e apreende mais de 60 kg de drogas em Alagoas
Prefeito de Coité do Nóia critica falta de tomógrafo no Hospital de Emergência do Agreste
'Desconvite' para fumar pedra de crack termina em ameaça e destruição de portão em Porto Calvo
Jovem é preso por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar em Matriz de Camaragibe
Homem de 45 anos é socorrido após capotamento na Al-220, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
