Parceria garante acessibilidade em transporte alternativo no Agreste

As pessoas com deficiência que utilizam as vans de transporte complementar entre as cidades do Agreste e Sertão de Alagoas estão recebendo atenção especial, pela primeira vez, com a instalação de elevadores automotivos para o acesso aos veículos.
Desenvolvida numa parceria entre a Cooperativa de Transporte Complementar Intermunicipal de Passageiros de Alagoas (Coopervan) e a Agência Reguladora de Serviços de Alagoas (Arsal), a iniciativa está beneficiando centenas de usuários que enfrentavam muitas dificuldades e necessitavam da ajuda de outras pessoas para terem acesso aos pontos de embarque e aos veículos para se deslocarem de Arapiraca para outras cidades da região.
O projeto-piloto foi implantado inicialmente com o apoio do motorista Marcondes Inácio da Silva, que transporta passageiros entre a cidade de Arapiraca e o povoado Folha Miúda, na zona rural do município de Craíbas, a 142 km de Maceió.
O deficiente visual Lucas Bruno de Farias, de 22 anos de idade, elogiou a parceria entre a Cooperativa e a Arsal. Ele aproveitou a iniciativa para lançar outro projeto, com a colocação de pequenas placas de sinalização e identificação em Braille nos pontos de embarque e desembarque de passageiros que utilizam as vans.
"Muitos amigos com deficiência visual me relataram as dificuldades em localizar os pontos de embarque e, principalmente, os veículos que seguiam para o seu município de destino. Agora, com essa parceria, a vida da gente facilitou bastante e os nossos direitos estão sendo garantidos", afirmou Lucas Farias.
Direito à acessibilidade
O presidente da Cooperativa de Transporte Complementar Intermunicipal de Passageiros de Alagoas (Coopervan), Marcondes Prudente, destacou o apoio do presidente da Arsal, Marcus Vasconcelos, para a implantação do projeto pioneiro no interior de Alagoas.
Ainda de acordo com o presidente da Cooperativa, toda iniciativa tem como base o Decreto Executivo 8.425, de 2015, e que foi sancionado pelo governador Renan Filho para fortalecer os projetos e ações que fortaleçam o direito à acessibilidade.
"Já temos um veículo adaptado para cadeirante e projeto-piloto para facilitar e garantir os direitos das pessoas com deficiência visual. Estamos realizando um levantamento, com o apoio da Arsal, para identificarmos as demandas em nossa região, para que possamos ampliar esse projeto", acrescentou Marcondes Prudente.
A Coopervan atua há oito anos e conta com uma frota de 400 veículos e pessoas cooperadas que fazem o transporte complementar em 21 cidades do Agreste, Sertão e parte da região do Baixo São Francisco em Alagoas.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
