Câmara realiza audiência pública e discute Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2017
Reunião acontece nesta terça-feira, no Centro de Maceió; receita prevista é de R$2,3 bilhões
A Câmara Municipal de Maceió realiza, na manhã desta terça-feira (28), uma audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2017 e a revisão do Plano Plurianual (PPA – 2014/2017). O evento, que deve reunir representantes da sociedade civil, lideranças comunitárias e dirigentes de entidades filantrópicas, acontece no Plenário da Casa, localizado à Praça Marechal Deodoro, no centro da capital.
Segundo a presidente da Comissão Permanente de Finanças da Câmara, vereadora Fátima Santiago (PP), a audiência é um momento importante, antes da votação do Projeto de LDO, enviado ao Poder Legislativo pelo Executivo e que prevê receitas na ordem de R$ 2,3 bilhões. “Por isso, a participação dos maceioenses é fundamental. Porque, são eles que vão indicar os projetos prioritários a serem incluídos no exercício financeiro do município para 2017”, destacou. A parlamentar disse ainda que a partir das propostas, serão elaboradas emendas ao projeto. “São as comunidades que vivem as dificuldades de sua região no dia-a-dia. São elas, então, através de seus representantes, que devem indicar onde aplicar parte dos recursos previstos para o Orçamento do ano que vem”, completou.
Além dela, a Comissão de Finanças é formada pelos vereadores Silvânia Barbosa (PRB) vice-presidente; e os membros, Dudu Ronalsa (PSDB), Wilson Jr (PDT) e Aparecida Augusta (PRTB).
Fátima Santiago esclareceu ainda após os prazos fixados em lei, as emendas serão analisadas pela Comissão de Finanças e só depois apreciadas pela Prefeitura. “Cabe à equipe do Executivo, com base na viabilidade técnica e econômica, acatar ou não o que for proposto como emenda”, informou.
Este ano também acontece a revisão do PPA, que é um instrumento de planejamento do governo em médio prazo, previsto na Constituição Federal, definindo diretrizes, objetivos e metas para a administração pública municipal em um período de quatro anos. A LDO é aprovada com base no PPA, apontando os projetos que foram escolhidos como metas para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), o Orçamento municipal em si para o exercício 2017.
"Entendendo todas as etapas, a população, com certeza, compreenderá a importância desse momento que é a audiência pública, quando a proposta de LDO da prefeitura é analisada e alterada, através de sugestões com o objetivo de melhorá-la, priorizando os serviços públicos. Nesta nova etapa, a Câmara deve convocar novas audiências públicas, antes de aprovar a Lei Orçamentária Anual”, afirmou Fátima Santiago. Todo esse processo deverá ser concluído até dezembro.
Últimas notícias
Embriagado, prefeito de Traipu causa acidente no Jaraguá, dizem testemunhas
Duas motocicletas colidem de frente e deixam três feridos em Craíbas
Idosa fica ferida após acidente envolvendo motocicletas em Santana do Ipanema
Cadáver em estado avançado de decomposição é encontrado na zona rural de Anadia
Adriano e Aloísio Chulapa postam vídeo descontraído enquanto curtem piscina em Maceió
Mulher é presa em flagrante por tráfico de drogas em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
