Câmara realiza audiência pública e discute Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2017
Reunião acontece nesta terça-feira, no Centro de Maceió; receita prevista é de R$2,3 bilhões
A Câmara Municipal de Maceió realiza, na manhã desta terça-feira (28), uma audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2017 e a revisão do Plano Plurianual (PPA – 2014/2017). O evento, que deve reunir representantes da sociedade civil, lideranças comunitárias e dirigentes de entidades filantrópicas, acontece no Plenário da Casa, localizado à Praça Marechal Deodoro, no centro da capital.
Segundo a presidente da Comissão Permanente de Finanças da Câmara, vereadora Fátima Santiago (PP), a audiência é um momento importante, antes da votação do Projeto de LDO, enviado ao Poder Legislativo pelo Executivo e que prevê receitas na ordem de R$ 2,3 bilhões. “Por isso, a participação dos maceioenses é fundamental. Porque, são eles que vão indicar os projetos prioritários a serem incluídos no exercício financeiro do município para 2017”, destacou. A parlamentar disse ainda que a partir das propostas, serão elaboradas emendas ao projeto. “São as comunidades que vivem as dificuldades de sua região no dia-a-dia. São elas, então, através de seus representantes, que devem indicar onde aplicar parte dos recursos previstos para o Orçamento do ano que vem”, completou.
Além dela, a Comissão de Finanças é formada pelos vereadores Silvânia Barbosa (PRB) vice-presidente; e os membros, Dudu Ronalsa (PSDB), Wilson Jr (PDT) e Aparecida Augusta (PRTB).
Fátima Santiago esclareceu ainda após os prazos fixados em lei, as emendas serão analisadas pela Comissão de Finanças e só depois apreciadas pela Prefeitura. “Cabe à equipe do Executivo, com base na viabilidade técnica e econômica, acatar ou não o que for proposto como emenda”, informou.
Este ano também acontece a revisão do PPA, que é um instrumento de planejamento do governo em médio prazo, previsto na Constituição Federal, definindo diretrizes, objetivos e metas para a administração pública municipal em um período de quatro anos. A LDO é aprovada com base no PPA, apontando os projetos que foram escolhidos como metas para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), o Orçamento municipal em si para o exercício 2017.
"Entendendo todas as etapas, a população, com certeza, compreenderá a importância desse momento que é a audiência pública, quando a proposta de LDO da prefeitura é analisada e alterada, através de sugestões com o objetivo de melhorá-la, priorizando os serviços públicos. Nesta nova etapa, a Câmara deve convocar novas audiências públicas, antes de aprovar a Lei Orçamentária Anual”, afirmou Fátima Santiago. Todo esse processo deverá ser concluído até dezembro.
Últimas notícias
Homem é esfaqueado pela esposa após agredi-la dentro de apartamento no Farol, em Maceió
Pai é preso suspeito de agredir filha durante confusão familiar na Cidade Universitária
Homem é preso em Rio Largo após agredir ex-companheira e ameaçá-la de morte
Homem embriagado é preso após agredir companheira e quebrar objetos, na Chã da Jaqueira
Ex-marido tenta matar mulher a facadas e é preso no bairro do Poço, em Maceió
Homem é preso após criança acionar polícia para denunciar agressão contra tia em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
