Adutora do Alto Sertão vai beneficiar 130 mil pessoas em Alagoas
O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e o governador de Alagoas, Renan Filho, entregam hoje (28) uma obra que vai beneficiar mais de 130 mil pessoas. Com investimentos federais de R$ 89,43 milhões, a ampliação da Adutora do Alto Sertão, que passa a captar água diretamente do Canal do Sertão Alagoano, vai permitir que mais pessoas sejam atendidas pela rede de abastecimento hídrico, além de dar segurança de que a água vai chegar em suas torneiras. Ao todo, é a população de oito municípios e 40 povoados do estado de Alagoas que está sendo favorecida por essa obra.
Além dessa obra, o abastecimento de água também está garantido para os moradores do semiárido brasileiro que precisam da operação dos carros-pipa. O governo federal está reservando recursos para evitar qualquer descontinuidade nesse programa.
Alto Sertão
O sistema adutor captará água no Canal do Sertão Alagoano e não mais diretamente do Rio São Francisco. Essa ação gera economia com a diminuição dos custos operacionais já que a distância é menor. A água do rio será retirada no povoado Salgado, em Delmiro Gouveia (AL). A interligação com o Canal do Sertão Alagoano é realizada no km 37 do trecho I do canal, no município de Pariconha.
A adutora é composta por uma estação elevatória de água bruta, uma estação de tratamento de água, duas estações elevatórias de água tratada, duas reservatórios apoiados e 104,5 quilômetros de tubulação adutora de água tratada de ferro fundido. O governo do estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), foi responsável pela execução das obras.
Os municípios beneficiados são Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D'Água do Casado, Pariconha e Piranhas.
Canal do Sertão Alagoano
Hoje, três etapas do Canal do Sertão Alagoano já beneficiam 166,8 mil habitantes em seis municípios do Estado: Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Olho D'Água do Casado, Inhapi e Senador Rui Palmeira. Com 92,9 quilômetros de extensão, nos trechos I, II e III foram investidos R$ 1,52 bilhão do Governo Federal. As duas primeiras etapas foram entregues em 2013. Já a terceira em novembro de 2015. Com recursos da União, o trecho IV está em execução pelo governo de Alagoas.
Carros-pipa
Os recursos para ações de convivência com a seca na região Nordeste, entre eles crédito para a o pagamento da Operação Carro-Pipa Federal (OCP), instalação de poços e de adutoras emergenciais foram asseguradas hoje pelo Governo Federal. As demais ações da Defesa Civil, coordenadas pelo Ministério da Integração, como o atendimento às demandas de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas atingidas por desastres naturais também terão continuidade.
Para garantir a utilização do instrumento legal mais apropriado, o Ministério da Integração Nacional e o Ministério da Fazenda farão uma consulta formal ao Tribunal de Contas da União.
A Operação Carro-Pipa beneficia cerca de 3,9 milhões de pessoas que são abastecidas por 6.800 carros-pipa em nove (9) estados da região do semiárido nordestino e da região Norte de Minas Gerais.