Operação autua 47 estabelecimentos por desrespeito às vagas para idosos e deficientes
Ações aconteceram nessa quarta-feira e fiscalizou pontos comerciais em diversos bairros da capital
Visando coibir o desrespeito às vagas destinadas para o uso de idosos e pessoas com deficiência em estacionamentos, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió realizou uma operação de fiscalização nesta quarta-feira (20). Foram realizadas 47 autuações em estabelecimentos comerciais nos bairros do Benedito Bentes, Cruz das Almas e Tabuleiro do Martins.
Estacionar em vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência é uma infração prevista no inciso XX do artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), resultando em multa de R$ 53,20 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Na prática, a ação prejudica uma parcela da população que possui dificuldade de locomoção e precisa das vagas reservadas”, explica o diretor de Operações de Trânsito da SMTT, Carlos Calheiro.
O motorista e idoso Valeriano Lourenço esteve presente durante a operação e avalia que a iniciativa da SMTT é importante para que a regulamentação seja cumprida. “Muitas vezes chego ao estacionamento e a vaga destinada para nós está ocupada por pessoas que não possuem a credencial para poder utilizar a vaga e provavelmente também não são idosas”, relata.
As operações de combate ao uso indevido das vagas para pessoas com deficiência e idosos ocorrem de forma periódica em estacionamentos de outros pontos da cidade. Quem tem direito a utilizar as vagas deve fixar a credencial na parte interna do parabrisa do veículo para visualização dos agentes de fiscalização da SMTT, evitando assim que haja autuação.
Aqueles que ainda não possuem a credencial para estacionar nas vagas especiais podem adquiri-la no Posto de Cadastro e Recadastro da SMTT, na entrada do conjunto Cleto Marques Luz, na Avenida Durval de Góes Monteiro, em dias úteis, das 8h às 14h. A documentação necessária é a original e cópia de documento de identidade, CPF, comprovante de residência. As pessoas com dificuldade de locomoção, devem também entregar o atestado médico com o CID (Classificação Internacional de Doenças).
Últimas notícias
BPTran recupera 12 motos roubadas e prende dois suspeitos em Marechal Deodoro
Polícia Militar apreende 28 armas de fogo e mais de 25 kg de drogas
Cadeirante é presa tentando entrar com drogas e celulares em penitenciária de Maceió
Em Maragogi, Renan Filho anuncia nova rodovia, estrada rural e mercado público
PAM Salgadinho possui ponto fixo de vacinação em funcionamento
Poda e supressão de árvores sem autorização é crime ambiental, alerta Alurb
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Banco do Brasil lança plataforma digital para venda de imóveis
