Operação autua 47 estabelecimentos por desrespeito às vagas para idosos e deficientes
Ações aconteceram nessa quarta-feira e fiscalizou pontos comerciais em diversos bairros da capital
Visando coibir o desrespeito às vagas destinadas para o uso de idosos e pessoas com deficiência em estacionamentos, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió realizou uma operação de fiscalização nesta quarta-feira (20). Foram realizadas 47 autuações em estabelecimentos comerciais nos bairros do Benedito Bentes, Cruz das Almas e Tabuleiro do Martins.
Estacionar em vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência é uma infração prevista no inciso XX do artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), resultando em multa de R$ 53,20 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Na prática, a ação prejudica uma parcela da população que possui dificuldade de locomoção e precisa das vagas reservadas”, explica o diretor de Operações de Trânsito da SMTT, Carlos Calheiro.
O motorista e idoso Valeriano Lourenço esteve presente durante a operação e avalia que a iniciativa da SMTT é importante para que a regulamentação seja cumprida. “Muitas vezes chego ao estacionamento e a vaga destinada para nós está ocupada por pessoas que não possuem a credencial para poder utilizar a vaga e provavelmente também não são idosas”, relata.
As operações de combate ao uso indevido das vagas para pessoas com deficiência e idosos ocorrem de forma periódica em estacionamentos de outros pontos da cidade. Quem tem direito a utilizar as vagas deve fixar a credencial na parte interna do parabrisa do veículo para visualização dos agentes de fiscalização da SMTT, evitando assim que haja autuação.
Aqueles que ainda não possuem a credencial para estacionar nas vagas especiais podem adquiri-la no Posto de Cadastro e Recadastro da SMTT, na entrada do conjunto Cleto Marques Luz, na Avenida Durval de Góes Monteiro, em dias úteis, das 8h às 14h. A documentação necessária é a original e cópia de documento de identidade, CPF, comprovante de residência. As pessoas com dificuldade de locomoção, devem também entregar o atestado médico com o CID (Classificação Internacional de Doenças).
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
