IMA intensifica fiscalização e apreende equipamentos de pesca na Piscina do Amor
Fiscais apreenderam equipamentos de pesca no último fim de semana
Uma área de 42 hectares, conhecida como Piscina do Amor, tem sido um suporte à reprodução e alimentação da maioria dos organismos marinhos encontrados na região da enseada da Pajuçara. Isso porque, desde junho, o local foi transformado em zona de exclusão para diversos tipos de usos conforme resolução do Conselho Estadual de Proteção Ambiental.
Desde que a resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 16 de junho de 2015, técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) têm realizado ações de fiscalização e monitoramento periodicamente. Na próxima quinta-feira (28), uma equipe do órgão fará a reposição de algumas boias de sinalização, que indicam que o local é uma zona de exclusão, e darão continuidade ao monitoramento.
Fiscais do órgão flagraram, na última sexta-feira (22), uma pessoa pescando na região isolada e apreenderam materiais como varas de pesca, anzol, náilon entre outros. No sábado (23), outra pessoa foi encontrada no local com equipamentos de pesca. “Por isso o monitoramento deverá ser intensificado nos próximos dias e mais ainda no verão, quando o uso da região recifal aumenta”, comentou Ricardo César, coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA
As ações de monitoramento, fiscalização e pesquisa são de responsabilidade do IMA, que poderá solicitar o apoio de instituições de pesquisas conveniadas, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Capitania dos Portos e Colônia de Pescadores do Jaraguá.