Maceió

IMA intensifica fiscalização e apreende equipamentos de pesca na Piscina do Amor

Fiscais apreenderam equipamentos de pesca no último fim de semana

Por Redação com assessoria 25/07/2016 13h01
IMA intensifica fiscalização e apreende equipamentos de pesca na Piscina do Amor
IMA intensifica fiscalização e apreende equipamentos de pesca na Piscina do Amor - Foto: Assessoria

Uma área de 42 hectares, conhecida como Piscina do Amor, tem sido um suporte à reprodução e alimentação da maioria dos organismos marinhos encontrados na região da enseada da Pajuçara. Isso porque, desde junho, o local foi transformado em zona de exclusão para diversos tipos de usos conforme resolução do Conselho Estadual de Proteção Ambiental.

Desde que a resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 16 de junho de 2015, técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) têm realizado ações de fiscalização e monitoramento periodicamente. Na próxima quinta-feira (28), uma equipe do órgão fará a reposição de algumas boias de sinalização, que indicam que o local é uma zona de exclusão, e darão continuidade ao monitoramento.

Fiscais do órgão flagraram, na última sexta-feira (22), uma pessoa pescando na região isolada e apreenderam materiais como varas de pesca, anzol, náilon entre outros. No sábado (23), outra pessoa foi encontrada no local com equipamentos de pesca. “Por isso o monitoramento deverá ser intensificado nos próximos dias e mais ainda no verão, quando o uso da região recifal aumenta”, comentou Ricardo César, coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA

As ações de monitoramento, fiscalização e pesquisa são de responsabilidade do IMA, que poderá solicitar o apoio de instituições de pesquisas conveniadas, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Capitania dos Portos e Colônia de Pescadores do Jaraguá.