Arapiraca

Concatedral se torna "ginásio pokémon" em jogo de realidade aumentada

Por Erick Balbino 05/08/2016 11h11
Concatedral se torna 'ginásio pokémon' em jogo de realidade aumentada
- Foto: Reprodução/ Pokémon Go

Uma coisa é certa, o jogo de realidade aumentada Pokémon Go, da Nintendo, está dominando os smartphones pelo país. Em Arapiraca não poderia ser diferente, os jovens, e alguns adultos inspirados pelo sentimento nostálgico causado pelo jogo, estão nas ruas da cidade caçando os bichinhos.

O aplicativo utiliza dados do Google Maps para criar toda a trajetória por onde os jogadores passam e capturam os pokemons. Baseado nesses dados, a Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho se "transformou" em um Ginásio Pokémon, e é lá onde são realizadas as principais batalhas do jogo.

A seleção dos ginásios e das chamadas PokéStops (pontos onde os "caçadores" podem recarregar de forma gratuita seus itens) foram feitas através dos dados do próprio Google. O buscador oferecia várias informações sobre centenas de milhares de locais históricos, artes públicas, estátuas e comércios.

Essa base foi utilizada também no jogo Ingress, produzido pela mesma empresa responsável pelo Pokémon Go. Durante três anos essa lista de locais foi adaptada e usuários eram capazes de enviar suas próprias sugestões para serem adicionadas.

Na Capital do Agreste, apesar dos pokemons aparecerem em todos os locais da cidade, apenas no centro da cidade aparecem as Pokestops. Os pontos escolhidos através do sistema do Google foram uma escultura localizada no Parque Ceci Cunha, o Memorial da Mulher, na tenda cultural da Praça Luiz Pereira Lima, dois coretos localizados na frente e atrás da Igreja do Santíssimo e em frente a uma universidade particular.

O segundo ginásio pokémon de Arapiraca está localizado na rua Presidente Médici, no bairro Alto do Cruzeiro. Na vida real, o local é uma sede da Igreja Batista do Farol.