PAM Salgadinho terá Centro de Referência em Doenças Crônicas
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram na manhã dessa quarta-feira (10), no auditório da SMS, da apresentação do projeto para implantação do Centro de Referência de Doenças Crônicas, que irá funcionar no Bloco B do Pam Salgadinho. O encontro também contou com a presença do gestor da pasta, José Thomaz Nonô.
O novo Centro de Referência tem a proposta de estabelecer uma linha de cuidados para pacientes de quatro doenças crônicas que mais causam morte em adultos, que são hipertensão, diabetes, obesidade e câncer, de modo a acolhê-los no SUS e prestar atenção integral a esse usuário.
Segundo Andrea Barboza, coordenadora das Doenças Crônicas, a proposta de implantação veio por parte do governo federal, diante da alta incidência dessas doenças. “Com a linha de cuidados, podemos estabelecer uma trajetória desse paciente dentro do SUS e cada profissional estará capacitado para realizar intervenções de forma organizada e integrada com ações direcionadas para acolhimento, vínculo e responsabilização no encaminhamento desses pacientes”, explicou.
Já o secretário José Thomaz Nonô, gestor municipal de Saúde, destaca que a nova linha de cuidados inicia na primeira etapa de atendimento, que é o posto de saúde. “De lá ele é encaminhado para o Pam Salgadinho, caso seja enquadrado em casos de doenças crônicas. Ele passa por uma triagem e é atendido por um especialista e segue seu tratamento com total acompanhamento médico. Essa linha de cuidados permite aos profissionais acompanharem o processo do início ao fim, humanizando esses cuidados”, analisou o secretário.
Nonô afirmou ainda que não há um cadastro fixo de pacientes portadores de doenças crônicas, mas que no Brasil, 70% dos óbitos são causados por hipertensão, diabetes, câncer e obesidade. O novo Centro de Referência de Doenças Crônicas também irá beneficiar pacientes do interior, já que Maceió é referência nesse tipo de tratamento.
Últimas notícias
Mulher fica presa embaixo de carreta após acidente na Avenida Fernandes Lima
Aliado de Trump diz que Flávio Bolsonaro chegou aos EUA
Procon Alagoas divulga pesquisa de preços para o Dia de Finados
Restauração do Colégio Judith Paiva, em Rio Largo, tem previsão de entrega para 2027
Alexandre Fleming critica bloqueio de acesso à Assembleia Legislativa de AL
Obras de duplicação da BR-316 seguem em andamento em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
