PAM Salgadinho terá Centro de Referência em Doenças Crônicas

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram na manhã dessa quarta-feira (10), no auditório da SMS, da apresentação do projeto para implantação do Centro de Referência de Doenças Crônicas, que irá funcionar no Bloco B do Pam Salgadinho. O encontro também contou com a presença do gestor da pasta, José Thomaz Nonô.
O novo Centro de Referência tem a proposta de estabelecer uma linha de cuidados para pacientes de quatro doenças crônicas que mais causam morte em adultos, que são hipertensão, diabetes, obesidade e câncer, de modo a acolhê-los no SUS e prestar atenção integral a esse usuário.
Segundo Andrea Barboza, coordenadora das Doenças Crônicas, a proposta de implantação veio por parte do governo federal, diante da alta incidência dessas doenças. “Com a linha de cuidados, podemos estabelecer uma trajetória desse paciente dentro do SUS e cada profissional estará capacitado para realizar intervenções de forma organizada e integrada com ações direcionadas para acolhimento, vínculo e responsabilização no encaminhamento desses pacientes”, explicou.
Já o secretário José Thomaz Nonô, gestor municipal de Saúde, destaca que a nova linha de cuidados inicia na primeira etapa de atendimento, que é o posto de saúde. “De lá ele é encaminhado para o Pam Salgadinho, caso seja enquadrado em casos de doenças crônicas. Ele passa por uma triagem e é atendido por um especialista e segue seu tratamento com total acompanhamento médico. Essa linha de cuidados permite aos profissionais acompanharem o processo do início ao fim, humanizando esses cuidados”, analisou o secretário.
Nonô afirmou ainda que não há um cadastro fixo de pacientes portadores de doenças crônicas, mas que no Brasil, 70% dos óbitos são causados por hipertensão, diabetes, câncer e obesidade. O novo Centro de Referência de Doenças Crônicas também irá beneficiar pacientes do interior, já que Maceió é referência nesse tipo de tratamento.
Últimas notícias

Prefeita de Palmeira determina investimentos na UPA Dra. Helenilda Veloso Pimentel

Empresa realiza entrevista virtual para aprovados em processo seletivo em Palmeira dos Índios

Mesmo com alto volume de chuvas em Penedo durante o mês de junho, cidade suporta bem o inverno

Prefeitura de Palmeira renova convênio com Crea-AL e sedia Encontro Microrregional de Engenharia

Reunião de alinhamento reforça planejamento estratégico e controle interno na Prefeitura de Penedo

Município de Coruripe recebe equipe do Hemoal para coleta nesta quinta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
