Maceió

PAM Salgadinho terá Centro de Referência em Doenças Crônicas

Por Redação com Secom Maceió 11/08/2016 13h01
PAM Salgadinho terá Centro de Referência em Doenças Crônicas
PAM Salgadinho terá Centro de Referência em Doenças Crônicas - Foto: Secom Maceió

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram na manhã dessa quarta-feira (10), no auditório da SMS, da apresentação do projeto para implantação do Centro de Referência de Doenças Crônicas, que irá funcionar no Bloco B do Pam Salgadinho. O encontro também contou com a presença do gestor da pasta, José Thomaz Nonô.

O novo Centro de Referência tem a proposta de estabelecer uma linha de cuidados para pacientes de quatro doenças crônicas que mais causam morte em adultos, que são hipertensão, diabetes, obesidade e câncer, de modo a acolhê-los no SUS e prestar atenção integral a esse usuário.

Segundo Andrea Barboza, coordenadora das Doenças Crônicas, a proposta de implantação veio por parte do governo federal, diante da alta incidência dessas doenças. “Com a linha de cuidados, podemos estabelecer uma trajetória desse paciente dentro do SUS e cada profissional estará capacitado para realizar intervenções de forma organizada e integrada com ações direcionadas para acolhimento, vínculo e responsabilização no encaminhamento desses pacientes”, explicou.

Já o secretário José Thomaz Nonô, gestor municipal de Saúde, destaca que a nova linha de cuidados inicia na primeira etapa de atendimento, que é o posto de saúde. “De lá ele é encaminhado para o Pam Salgadinho, caso seja enquadrado em casos de doenças crônicas. Ele passa por uma triagem e é atendido por um especialista e segue seu tratamento com total acompanhamento médico. Essa linha de cuidados permite aos profissionais acompanharem o processo do início ao fim, humanizando esses cuidados”, analisou o secretário.

Nonô afirmou ainda que não há um cadastro fixo de pacientes portadores de doenças crônicas, mas que no Brasil, 70% dos óbitos são causados por hipertensão, diabetes, câncer e obesidade. O novo Centro de Referência de Doenças Crônicas também irá beneficiar pacientes do interior, já que Maceió é referência nesse tipo de tratamento.