"Professores e técnicos abandonam Uneal por falta de incentivo", diz presidente do sindicato

As principais reivindicações dos professores e técnicos da Universidade Estadual de Alagoas é a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e o alinhamento dos salários dos servidores técnicos.
Segundo o presidente do Sindicato dos servidores públicos da Uneal (Sinduneal), professor Luiz Gomes, boa parte dos professores e dos técnicos da universidade pedem exoneração por falta de incentivo e baixos salários.
"Lutamos pela implantação do PCCS para que os professores sejam beneficiados com a projeção horizontal. Atualmente, um professor que está lecionando há várias décadas na Uneal ganha exatamente o mesmo que um professor recém ingresso", informou o presidente do sindicato.
Outro problema enfrentado pela universidade é a falta de professores com Dedicação Exclusiva, uma exigência do Ministério da Educação (MEC).
"O ministério exige que pelo menos 1/3 dos professores das universidades estaduais estejam sob dedicação exclusiva, mas a Uneal não tem nenhum. Nossa luta também envolve este tópico", continuou
A situação dos técnicos aprovados em concursos públicos para cargos de nível médio consegue ser ainda mais preocupante. O salário desses funcionários é o menor de todas as autarquias do Estado.
"Os funcionários técnicos também estão deixando a universidade. Os salários deles são de R$920,00. O menor de todo o estado e o menor de todas as universidades estaduais do nordeste", relatou Luiz Gomes.
Estado
O Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio para saber como anda a tramitação do projeto do PCCS dos professores da Uneal.
Segundo o órgão, o processo foi tramitado por todos os órgãos necessários e já foi encaminhado ao Gabinete Civil para autorização do governador Renan Filho (PMDB) e, assim, ser encaminhado o projeto de lei à Assembleia Legislativa do Estado.
Com relação ao alinhamento do salário dos servidores técnicos, a Seplag informou que a demanda estava sendo analisada de forma paralela ao PCCS.
"Como para discutir esse pleito com os servidores da Uneal seria necessário refazer toda a estrutura do PCCS, foi optado pelo próprio sindicato, em reunião, que a demanda fosse discutida posteriormente às tratativas e soluções do Plano de Cargos, Carreiras e Salários", disse a secretaria, em nota encaminhada ao Portal 7 Segundos.
Greve
Durante uma assembleia realizada na última terça-feira (16), os professores e técnicos da Uneal resolveram entrar em greve por tempo indeterminado já a partir da próxima segunda-feira (22).
Últimas notícias

Brisa do Lago recebe serviços do Viver Melhor na Comunidade nesta sexta-feira (22) em Arapiraca

No Dia do Ciclista, Arapiraca celebra avanços na mobilidade urbana

Polícia Científica participa de projeto sobre profissões para inspirar alunos em Arapiraca

Governo do Estado vai instalar seu primeiro Restaurante Popular em Arapiraca

Espetáculo de coral como inclusão social acontece neste final de semana em Viçosa, Paripueira e Arapiraca

Hytalo Santos foi agredido por traficantes do CV, revelou Diaba Loira em vídeo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
