"Professores e técnicos abandonam Uneal por falta de incentivo", diz presidente do sindicato
As principais reivindicações dos professores e técnicos da Universidade Estadual de Alagoas é a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e o alinhamento dos salários dos servidores técnicos.
Segundo o presidente do Sindicato dos servidores públicos da Uneal (Sinduneal), professor Luiz Gomes, boa parte dos professores e dos técnicos da universidade pedem exoneração por falta de incentivo e baixos salários.
"Lutamos pela implantação do PCCS para que os professores sejam beneficiados com a projeção horizontal. Atualmente, um professor que está lecionando há várias décadas na Uneal ganha exatamente o mesmo que um professor recém ingresso", informou o presidente do sindicato.

Outro problema enfrentado pela universidade é a falta de professores com Dedicação Exclusiva, uma exigência do Ministério da Educação (MEC).
"O ministério exige que pelo menos 1/3 dos professores das universidades estaduais estejam sob dedicação exclusiva, mas a Uneal não tem nenhum. Nossa luta também envolve este tópico", continuou
A situação dos técnicos aprovados em concursos públicos para cargos de nível médio consegue ser ainda mais preocupante. O salário desses funcionários é o menor de todas as autarquias do Estado.
"Os funcionários técnicos também estão deixando a universidade. Os salários deles são de R$920,00. O menor de todo o estado e o menor de todas as universidades estaduais do nordeste", relatou Luiz Gomes.
Estado
O Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio para saber como anda a tramitação do projeto do PCCS dos professores da Uneal.
Segundo o órgão, o processo foi tramitado por todos os órgãos necessários e já foi encaminhado ao Gabinete Civil para autorização do governador Renan Filho (PMDB) e, assim, ser encaminhado o projeto de lei à Assembleia Legislativa do Estado.
Com relação ao alinhamento do salário dos servidores técnicos, a Seplag informou que a demanda estava sendo analisada de forma paralela ao PCCS.
"Como para discutir esse pleito com os servidores da Uneal seria necessário refazer toda a estrutura do PCCS, foi optado pelo próprio sindicato, em reunião, que a demanda fosse discutida posteriormente às tratativas e soluções do Plano de Cargos, Carreiras e Salários", disse a secretaria, em nota encaminhada ao Portal 7 Segundos.
Greve
Durante uma assembleia realizada na última terça-feira (16), os professores e técnicos da Uneal resolveram entrar em greve por tempo indeterminado já a partir da próxima segunda-feira (22).
Últimas notícias
'Desculpa por ter deixado você pra trás': parceira de trilha fala após jovem se perder no Pico Paraná
Feira dos Municípios reforça compromisso com inclusão e acessibilidade
Dupla é detida suspeita de tráfico de drogas em Penedo após abordagem policial
Jovem desmaia em ônibus lotado e é socorrido pelo Samu dentro do coletivo na Av. Fernandes Lima
Janeiro Roxo incentiva prevenção e reforça combate à hanseníase em Arapiraca
IBGE vai contratar mais de 39 mil temporários; veja cargos oferecidos
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
