Sindicato contesta PL que reduz adicional de insalubridade e periculosidade

A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou na última quarta-feira (31), o Projeto de Lei que reduz e fixa os valores da insalubridade/ Periculosidade dos trabalhadores de enfermagem e altera a lei estadual 5.247/91. A aprovação - por 19 votos a 17- indignou a categoria, e o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Alagoas (Sineal), que afirmaram estar 'estarrecidos' com a situação.
Na Câmara Legislativa, apenas os deputados Rodrigo Cunha (PSDB) e pastor João Luiz (PSC) votaram contrários ao projeto e apelaram para o bom senso.
Renilda Barreto, define a aprovação do projeto como algo inusitado e imoral. " A gestão toma como base um valor irreal, tira o direito do trabalhador, direito esse garantido não para a sua aposentadoria, mas para seus dias de trabalho presentes no cotidiano com riscos em adquirir qualquer patologia pelo local insalubre ou periculoso, insisto em dizer que esse direito é constitucional e não é salário, é indenização".
Rodrigo Cunha lembrou que 65% dos alagoanos estão endividados, e esse número tende a aumentar por conta desta redução no adicional dos trabalhadores. Para ele, teria que ter no mínimo o bom senso, indicando um total desrespeito com pessoas que levam o Estado ‘nas costas’.
“Poderia ocorrer numa forma parcelada ou mesmo regressiva, com um tempo de adaptação. Esta não é a forma de se respeitar o servidor público, não se deveria olhar apenas para os números, mas sim buscar uma uniformização, porque será um desestímulo para aquele servidor que leva o Estado nas costas, estamos numa situação que não se tem aumento para eles este ano diante da crise. É um retrocesso para aqueles que colocam a sua vida em risco em detrimento de outra”, frisou.
O Projeto de Lei que fixa os valores aos adicionais de insalubridade e periculosidade, altera a Lei Estadual n° 5.247, de 26 de julho de 1991, é de origem governamental.
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
