Santa Casa de Maceió adere ao Plano Estadual de Oncologia
Hospital é considerado peça fundamental para a assistência oncológica em Alagoas
Considerado um marco no atendimento aos pacientes diagnosticados com câncer, o Plano Estadual de Oncologia recebeu nessa sexta-feira (2) a adesão da Santa Casa de Maceió. A assinatura do termo aditivo ao convênio foi realizada na sede do Ministério Público Federal (MPF), em Maceió, e contou com a presença da secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska; do secretário de Saúde de Maceió, José Thomaz Nonô;do provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo; além de representantes do MPF.
Na ocasião, a gestora da pasta da saúde, Rozangela Wyszomirska, destacou a importância histórica da Santa de Casa de Maceió no atendimento oncológico do Estado. “A Santa Casa foi pioneira no tratamento ao câncer e conta com uma estrutura física e profissional essencial para a efetivação do Plano Estadual de Oncologia”, explicou a secretária.
O plano foi elaborado de acordo com a Portaria 140 do Ministério da Saúde, de 27 de fevereiro do ano passado, e prevê um tratamento completo para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “A primeira Macrorregião de Saúde, que abrange a capital e 56 dos 102 municípios alagoanos, conta agora com uma cobertura qualificada. A Santa Casa une-se aos Hospitais Universitário e do Açúcar, que irão atuar em parceria com as esferas municipais e estadual, para garantir uma assistência digna e qualificada aos pacientes com câncer”, destacou Rozangela.
O secretário municipal de saúde de Maceió, José Thomaz Nonô, salientou o caráter participativo na construção e efetivação do plano. O gestor lembrou que, apenas através do trabalho conjunto do poder público e da iniciativa privada, pode-se avançar na conquista do desafio de prover tratamentos de saúde de alta complexidade para todos que precisam.
“A saúde envolve questões complexas que necessitam de um financiamento altíssimo, principalmente em um período de flagrante retração econômica. As Secretarias municipal e estadual de Saúde continuam com diálogo aberto e atuando de forma colaborativa para manter e evoluir serviços que são essenciais para o bem estar de todos”, salientou o secretário.
Compromisso
Já o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes, destacou o compromisso da instituição em manter o atendimento oncológico. “A Santa Casa de Maceió faz parte do Plano Estadual de Oncologia e assegura aos pacientes com câncer o acesso aos serviços e tratamento digno. Como representante de uma instituição que faz parte da história da saúde de Alagoas, é com grande satisfação que presencio esse momento que se mostra como mais um marco na evolução da assistência da saúde no Estado”, destacou.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
