HP se desculpa por impedir impressoras de funcionarem com cartuchos não-originais
A HP pediu desculpas por uma atualização de software – distribuída deliberadamente para impressoras da marca – cujo objetivo é fazê-las funcionar apenas com cartuchos da empresa.Na semana passada, descobriu-se que a HP estava fornecendo uma atualização automática de software em algumas impressoras que as impedia de usar cartuchos de tinta não-originais. Nesse caso, surgiria uma mensagem de aviso, e a impressora só funcionaria novamente caso recebesse um cartucho original.
Não temos de explicar por que isso não é legal. Após a notícia, a reação negativa de grupos de direitos dos consumidores foi imediata. Na segunda-feira, a EFF divulgou uma carta à HP, pedindo que a empresa revisse sua posição.
A carta diz:
Os clientes da HP devem poder usar o cartucho de sua escolha em suas impressoras, pela mesma razão que os clientes da Cuisinart devem poder escolher qual tipo de pão entra em suas torradeiras.
A prática de “venda casada” é condenada por economistas e por reguladores da concorrência por estimular preços de monopólio e por reduzir a concorrência e a inovação. Os clientes da HP deveriam escolher os cartuchos da empresa por serem os melhores, não porque a impressora deixará de funcionar com uma marca concorrente.
Na quarta-feira, mais de 10.000 pessoas haviam assinado uma petição da EFF, e os fóruns da HP foram inundados com reclamações de usuários.
A HP ouviu e, em seu blog oficial, o diretor de operações Jon Flaxman meio que se desculpa por estragar as impressoras de seus usuários. Ele escreve:
Como é padrão no negócio de impressão, temos um processo para autenticar suprimentos. A atualização de firmware mais recente inclui um recurso de segurança dinâmica que impede o funcionamento de alguns cartuchos não-testados de terceiros, que usam chips clonados de segurança, mesmo que eles funcionassem antes.
Nós devíamos ter feito um trabalho melhor de comunicar o procedimento de autenticação para os clientes, e pedimos desculpas. Embora apenas um pequeno número de clientes tenha sido afetado, um cliente que tenha uma experiência ruim já é muito.
O pedido de desculpas é eloquente, mas Flaxman e a HP insistem que este é um “recurso” desejável.
Felizmente, a empresa vai oferecer uma solução para usuários que possuem impressoras afetadas por esse absurdo:
Como reparação para o pequeno número de clientes afetados, nós emitiremos uma atualização de firmware opcional que irá remover o recurso de segurança dinâmica. Esperamos que a atualização esteja pronta dentro de duas semanas, e iremos fornecer detalhes aqui. Enquanto isso, os clientes com problemas de atendimento imediato podem nos contatar em um centro de suporte dedicado – [email protected].
Assim, a boa notícia é que os usuários afetados terão, em poucas semanas, uma atualização para desativar o recurso que impede o funcionamento de cartuchos não-oficiais. A má notícia é que a HP parece bastante comprometida com o DRM em seus cartuchos de impressora.
Últimas notícias
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Cão farejador localiza tabletes de maconha escondidos em terreno baldio em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
