Baixo São Francisco

Pescadores denunciam atividades de pesca predatória no Baixo São Francisco

Por 7 Segundos 05/10/2016 13h01
Pescadores denunciam atividades de pesca predatória no Baixo São Francisco
- Foto: Zunn

Associados que fazem parte da Colônia de Pescadores Z-18/AL, do município de Traipu, denunciam que a pesca predatória tem acontecido com frequência em trechos do Baixo São Francisco.

Em entrevista concedida ao Portal 7 Segundos, o secretário da colônia, Eudes de Farias dos Santos, disse que moradores ribeirinhos tem visto frequentemente peixes “boiando” no rio e os pescadores recolhem o cardume que já está tão escasso.

“Infelizmente os próprios nativos não tem consciência do mal que estão fazendo ao rio e a eles próprios”, afirmou o integrante da colônia.

Para praticar a pesca predatória são utilizados substâncias químicas como água sanitária, e alguns tipos de instrumentos que são proibidos pelos órgãos ambientais. Durante a pesca predatória, muitos peixes que ainda não atingiram o peso e o tamanho ideais para a venda acabam sendo alvo desse crime ambiental.

“Por isso é fundamental que os ribeirinhos façam denúncias anônimas para que os responsáveis sejam punidos e as autoridades ambientais intensifiquem a fiscalização nessa faixa do São Francisco”, afirmou Eudes.

Denúncias

A assessoria de comunicação do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) informou que, durante este ano, não foram registradas denúncias sobre pesca predatoria.  As denúncias podem ser feitas direto ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) por meio do número do Canal Verde 0800 82 153.

Outra ferramenta de denúncia que pode ser utilizada é o aplicativo IMA Denuncie, que está disponível para smartphones que usem os sistemas Android e iOS.

Faça o download gratuito acessando: ima.al.gov.br/appdenuncia.