Estacionamentos específicos facilitam a vida de idosos e deficientes no trânsito
Com uma frota de mais de 91 mil veículos, Arapiraca enfrenta um desafio no trânsito para oferecer estacionamentos regulares em vias públicas. Estacionar em locais específicos facilita a vida de pessoas idosas e deficientes no trânsito de Arapiraca.
Por outro lado, há os condutores que estacionam os veículos em locais proibidos. Esta prática é habitual na cidade e uma das infrações mais frequentes no trânsito, de acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
Segundo a SMTT, as infrações mais comuns cometidas pelos motoristas arapiraquenses são estacionar o veículo em locais e horários de estacionamento e parada proibidos pela sinalização, onde tem a placa 'Proibido Parar e Estacionar' e estacionar o veículo em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização, com a placa 'Estacionamento Regulamentado'.
Outras situações comuns também são as de estacionar o veículo ao lado de outro veículo em fila dupla, além de estacionar o veículo em locais e horários proibidos especificamente pela sinalização, com a placa 'Proibido Estacionar'.
Ainda de acordo com o órgão municipal, há outras duas infrações muito comuns no trânsito de Arapiraca: dirigir e falar ao mesmo tempo ao celular e dirigir sem o uso do cinto de segurança. Práticas que são combatidas e alertadas nas campanhas educativas de trânsito, mas o condutor mesmo sendo autuado parece não aprender a respeitá-las.
A SMTT de Arapiraca tem o Departamento de Educação para o Trânsito (DET), que mantém um trabalho educativo juntos aos órgãos competentes como Detran de Alagoas, Sest Senat, Sesc e até a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para desenvolver ações educativas de trânsito, inclusive com palestras em escolas públicas e particulares, além de empresas da cidade.
“É um trabalho integrado para que possamos conscientizar desde cedo as crianças e os jovens, atingindo também os adultos para que todos saibam de suas responsabilidades no trânsito e possam construir também um trânsito mais seguro para todos”, afirmou Carlos Alberto Peixoto, membro do DET.
Estacionamentos específicos

Em respeito às leis de trânsito e às normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a SMTT de Arapiraca implantou os estacionamentos específicos para idosos, com base na Lei Federal nº 10.741/2003 que dispõe sobre o estatuto do idoso, e também para deficientes no que determina a Lei Federal nº 10.098/2000, que dispõe sobre normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Com a implantação dos estacionamentos, a Prefeitura de Arapiraca por intermédio da SMTT estabeleceu as portarias de números 002/2014 e 004/2014 que dispõem sobre as normas para reservar vagas de estacionamento para deficientes e idosos, respectivamente.
O cartão é um direito do idoso e do deficiente e é adquirido de forma gratuita na SMTT, desde que o beneficiário apresente a documentação exigida conforme a legislação. Os estacionamentos são conjugados e distribuídos na cidade em pontos estratégicos em frente às agências bancárias, hospitais, colégios, entre outros pontos de facilidade a acessibilidade de idosos e deficientes.
Hoje, segundo à SMTT, Arapiraca disponibiliza 48 pontos de estacionamentos específicos com cada um possuindo dois estacionamentos para idosos e um para deficiente, de acordo com o determina a lei, sendo 5% de vagas para idosos e 2% de vagas para deficientes.
De 2014 até este ano foram emitidos mais de 700 cartões de idosos e mais de 100 cartões de deficientes.

Para a pecuarista e dona de casa Marinita Lopes Barboza, de 65 anos, que mora na zona rural de Arapiraca, ter o cartão do idoso é sinal de garantia de um lugar para estacionar o carro quando ela vem à cidade.
“Os estacionamentos ficam em locais apropriados para nós que precisamos nos locomover na cidade e deixar o carro estacionado em um local apropriado. Às vezes não encontro vaga, mas circulo por onde tem outras vagas e acabo encontrando uma vaga, o que facilitou muito ter o cartão do idoso”, declarou dona Marinita Lopes.
Segundo o presidente da Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (Adifima), Adriano Targino, a regulamentação do Contran estabelece o estacionamento, mas sem o cartão não teria como a população respeitar as vagas específicas.
“O cartão é muito importante porque é uma garantia para o deficiente e o idoso também de que a vaga é para ele e precisa ser respeitada”, afirmou Adriano Targino.
O cartão do idoso e do deficiente tem que ser colocado no painel do veículo para garantir o direito e informar aos agentes de trânsito de que o condutor do veículo está habilitado a estacionar naquela vaga.
Espaço compartilhado
Em Arapiraca também existe o estacionamento compartilhado. Trata-se de uma modalidade exclusiva para ônibus de turismo, mas que também pode ser utilizado por qualquer condutor, por tempo determinado de cinco minutos com o alerta ligado, e desde que não tenha ônibus no local.
É o que acontece no estacionamento, devidamente sinalizado, em frente ao Hotel Plaza, na Avenida Rio Branco, um dos hotéis pioneiros da cidade.
Últimas notícias
Polícia recupera motocicleta roubada no município de Colônia Leopoldina
Polícia Científica aguarda laudo sobre morte de bebê no Sertão de Alagoas
Andressa Urach cogita morar em Maceió após Rancho e novas paixões
Deputado Daniel impulsiona maior expansão de espaços esportivos da história de Arapiraca
Nos EUA, Leonardo Dias se consolida como candidato da família Bolsonaro em Alagoas
Justiça Eleitoral ‘derruba’ perfil de Cabo Bebeto no Instagram a pedido do MDB
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
