Marcha e morfologia caracterizam lotes do Marchador Alagoas
Uma das raças equinas que mais crescem no mundo, o mangalarga marchador é genuinamente brasileiro e já está presente em países como Alemanha, Estados Unidos, Argentina, registrando mais de 15 mil usuários pelo mundo.
Rusticidade, destreza e boa índole fazem as éguas e cavalos marchadores serem adotados por famílias para cavalgada, lazer e atividade de trabalho. Seu trote marchado - natural de nascença - propicia leveza na monta, com comodidade independente do nível de equitação.
Paulo Lobo, criador e árbitro da raça em julgamentos, alega que esses animais desempenham muito bem exercícios de equoterapia, provas esportivas, baliza e saltos até 1,20 metro.
“Muito dócil e especialista em cavalgada, o mangalarga marchador conquistou a preferência de muitos criadores da pecuária. É uma raça jovem, de apenas 200 anos, que tem acompanhado a revolução do melhoramento genético assim com as outras raça”, comenta.
As principais pistas de competições do marchador ainda são os julgamentos. Segundo a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), mais de 10 categorias são julgadas em duas avaliações: marcha e morfologia.
Na parte de marcha, os animais são julgados por seis itens: gesto de marcha, comodidade, estilo, rendimento, regularidade e adestramento.
"O próprio juiz monta o animal para sentir o desenvolvimento das passadas, nível de abalos, atritos, galope e trote para eleger o melhor desempenho de marcha”, comenta Lobo. Há concursos específicos de marcha nos estilos: marcha picada, marcha batida, largo, trotada e apenas trote.
Na parte de morfologia, os animais se apresentam sob o comando do piloto, que é o profissional que os treinam nos haras e os conduzem.
“A prova de morfologia ela remete todo conhecimento do árbitro com relação à parte visual. Todos os aspectos físicos da ponta da orelha ao casco são analisados”, diz.
Plantel
Com um plantel forte e atuamente no mercado nacional, Alagoas possui o cavalo Lotus da Catimba, do Haras Formoso 2S e Haras Alcatéia, liderando o bloco do estado nas principais competições da raça. Em 2010, ele foi eleito o melhor do Brasil da ABCCMM e esse ano se tornou campeão de progênie, sendo o melhor pai do Brasil.
Produtos de Lótus da Catimba, estarão disponíveis no Leilão Marchador Alagoas, no próximo dia 28, em Maceió/AL. O remate reúne criadores de destaque do cenário alagoano, com objetivo de consolidar o mercado da raça e entrar de vez para o calendário de remates.
Serão 40 lotes, com potros, potras, éguas, garanhãoes, vendas de coberture e embriões efetivados. “O criador vai encontrar o que há de melhor de filhos e netos de grandes nomes do mangalarga marchador. São animais com bom conjunto harmônico, estabilidade de garupa, pescoço, elegância dos deslocamentos e regularidade”, alertou.
O remate será transmitido ao vivo na web pelo site da Agreste Leilões. Para consultas e reservas, os interessados devem entrar em contato com a leiloeira pelo telefone (82) 3036-7070.
Serviço
O que: Leilão Marchador de Alagoas
Data: 28/10/2016
Local: Parque da Pecuária – Maceió/AL
Hora: 19h
Informações: (82) 3036-7070