Marcha e morfologia caracterizam lotes do Marchador Alagoas
Uma das raças equinas que mais crescem no mundo, o mangalarga marchador é genuinamente brasileiro e já está presente em países como Alemanha, Estados Unidos, Argentina, registrando mais de 15 mil usuários pelo mundo.
Rusticidade, destreza e boa índole fazem as éguas e cavalos marchadores serem adotados por famílias para cavalgada, lazer e atividade de trabalho. Seu trote marchado - natural de nascença - propicia leveza na monta, com comodidade independente do nível de equitação.
Paulo Lobo, criador e árbitro da raça em julgamentos, alega que esses animais desempenham muito bem exercícios de equoterapia, provas esportivas, baliza e saltos até 1,20 metro.
“Muito dócil e especialista em cavalgada, o mangalarga marchador conquistou a preferência de muitos criadores da pecuária. É uma raça jovem, de apenas 200 anos, que tem acompanhado a revolução do melhoramento genético assim com as outras raça”, comenta.
As principais pistas de competições do marchador ainda são os julgamentos. Segundo a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), mais de 10 categorias são julgadas em duas avaliações: marcha e morfologia.
Na parte de marcha, os animais são julgados por seis itens: gesto de marcha, comodidade, estilo, rendimento, regularidade e adestramento.
"O próprio juiz monta o animal para sentir o desenvolvimento das passadas, nível de abalos, atritos, galope e trote para eleger o melhor desempenho de marcha”, comenta Lobo. Há concursos específicos de marcha nos estilos: marcha picada, marcha batida, largo, trotada e apenas trote.
Na parte de morfologia, os animais se apresentam sob o comando do piloto, que é o profissional que os treinam nos haras e os conduzem.
“A prova de morfologia ela remete todo conhecimento do árbitro com relação à parte visual. Todos os aspectos físicos da ponta da orelha ao casco são analisados”, diz.
Plantel

Com um plantel forte e atuamente no mercado nacional, Alagoas possui o cavalo Lotus da Catimba, do Haras Formoso 2S e Haras Alcatéia, liderando o bloco do estado nas principais competições da raça. Em 2010, ele foi eleito o melhor do Brasil da ABCCMM e esse ano se tornou campeão de progênie, sendo o melhor pai do Brasil.
Produtos de Lótus da Catimba, estarão disponíveis no Leilão Marchador Alagoas, no próximo dia 28, em Maceió/AL. O remate reúne criadores de destaque do cenário alagoano, com objetivo de consolidar o mercado da raça e entrar de vez para o calendário de remates.
Serão 40 lotes, com potros, potras, éguas, garanhãoes, vendas de coberture e embriões efetivados. “O criador vai encontrar o que há de melhor de filhos e netos de grandes nomes do mangalarga marchador. São animais com bom conjunto harmônico, estabilidade de garupa, pescoço, elegância dos deslocamentos e regularidade”, alertou.
O remate será transmitido ao vivo na web pelo site da Agreste Leilões. Para consultas e reservas, os interessados devem entrar em contato com a leiloeira pelo telefone (82) 3036-7070.
Serviço
O que: Leilão Marchador de Alagoas
Data: 28/10/2016
Local: Parque da Pecuária – Maceió/AL
Hora: 19h
Informações: (82) 3036-7070
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
