Defensoria Pública e OAB denunciam superlotação na Central de Polícia Civil
A Defensoria Pública e a OAB de Arapiraca denunciaram, na tarde desta segunda-feira (24), a superlotação de presos nas delegacias da Central de Polícia Civil, no bairro Baixão, no município de Arapiraca, no Agreste de Alagoas.
O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil Arapiraca (OAB-Arapiraca), Hector Martins, afirmou que a OAB e a Defensoria Pública já veem acompanhando a superlotação na cela da Central de Polícia Civil há algum tempo.

"O Estado não tem a preocupação mínima para manter a cela aqui adequado para o ser humano. O xadrez funciona de forma improvisada, que seria para acomodar o preso temporariamente, mas não é isso que acontece", denunciou Hector Martins.
O advogado relatou ainda que os presos ficam amontoados em um cubículo em um local insalubre, degradante, sem banheiro, cama e que seria para comportar quatro pessoas, hoje tem 20 presos em uma cela sem a mínima condições.
Hector Martins também denunciou a situação da Casa de Custódia de Arapiraca que teria capacidade para 70 presos e hoje abriga 150 presos, sendo 80 detentos de outra região.
"Isso faz com que os presos fiquem aqui e não há transferência devido à burocracia e o IML da cidade também passa por dificuldades e o Estado não olha para Arapiraca nesse sentido e os presos são tratados feito bicho", avaliou Hector Martins.
Defensoria Pública
O defensor público Marcos Freire, que acompanhou a vistoria à cela da Central de Polícia, afirmou que foi constatada a superlotação no local e com a presença de menores. E que, seugndo ele, os presos deveriam ficar na Central por, pelo menos, 24 horas, enquanto se conclui o procedimento de investigação para, em seguida, transferir os presos.
"Procuramos os nomes para identificar a situação dos presos e o motivo da demora da transferência dos presos da Central para a Casa de Custódia ou para o Presídio do Agreste, o que não tem acontecido", questionou Marcos Freire.
O defensor afirmou que já existem dez vagas na Casa de Custória para a transferência de dez presos e que o local já havia sido interditado através de uma Ação Civil Pública, pela Defensoria Pública desde 2013.
"Quando acontece um plantão de final de semana, a quantidade de presos aumenta e a situação fica ainda mais difícil", ressaltou o defensor público Marcos Freire.
Assista ao vídeo, abaixo, com as entrevistas completas sobre a superlotação na Central de Polícia Civil:
Últimas notícias
Lula critica guerra em Gaza a inércia na criação do Estado palestino
Empresa alemã faz piada com elevador utilizado por ladrões no Louvre
Colisão entre motos deixa feridos na Avenida Muniz Falcão, em Palmeira dos Índios
Vídeo gerado por IA mostra queda de cover de Marília Mendonça e engana internautas
Polícia Civil prende homem suspeito de latrocínio que vitimou idosa em Marechal Deodoro
Homem é preso em Penedo por violar medida protetiva e tentar justificar encontro com a ex
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
