Estudantes ocupam escola no último dia de prazo do MEC, no Agreste de Alagoas
Estudantes ocuparam, nesta segunda-feira (31), a Escola Estadual Enoque de Barros, no Povoado Canafístula do Cipriano, no município de Girau do Ponciano, no Agreste de Alagoas, contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241). Um cartaz com pano preto e nome em letra branca diz: ocupada.
Trata-se de mais uma escola ocupada no estado. A ocupação ocorreu no último dia do prazo determinado pelo Ministério da Educação (MEC) para os alunos liberarem as escolas, nesta segunda-feira até meia-noite, devido às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos próximos sábado (5) e domingo (6).
Os alunos da Enoque de Barros disseram que a ocupação na manhã desta segunda-feira é resultado de um movimento organizado e legítimo contra a aprovação da PEC 241.
Pela manhã, os alunos realizaram uma assembleia e decidiram permanecer com a ocupação na escola. Agora à tarde, os alunos do turno vespertino vão realizar outra assembleia para decidir pela ocupação ou não na Escola Estadual Enoque de Barros.
Limpeza e alimentação
Os alunos realizaram uma limpeza na escola e varreram o pátio interno e as salas de aula. Eles também utilizaram o refeitório do prédio para lavar louças e preparar a alimentação para todos os ocupantes.
Os alimentos foram doados pela própria comunidade do Povoado Canafístula do Cipriano. Nesta segunda-feira, os alunos comeram arroz, macarrão, salame, salsicha e salada.
Sem confronto
De acordo com o Ministério da Educação, a orientação do governo do presidente Michel Temer (PMDB) é que não tenha confronto entre policiais militares e estudantes nas escolas ocupadas em todo o país para a liberação dos prédios escolares. A determinação do governo é de que haja diálogo e negociação com os estudantes.