Alagoas

Estudantes ocupam escola no último dia de prazo do MEC, no Agreste de Alagoas

Por 7Segundos 31/10/2016 13h01
Estudantes ocupam escola no último dia de prazo do MEC, no Agreste de Alagoas
Ocupação da Escola Estadual Enoque de Barros, em Girau do Ponciano

Estudantes ocuparam, nesta segunda-feira (31), a Escola Estadual Enoque de Barros, no Povoado Canafístula do Cipriano, no município de Girau do Ponciano, no Agreste de Alagoas, contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241). Um cartaz com pano preto e nome em letra branca diz: ocupada.

Trata-se de mais uma escola ocupada no estado. A ocupação ocorreu no último dia do prazo determinado pelo Ministério da Educação (MEC) para os alunos liberarem as escolas, nesta segunda-feira até meia-noite, devido às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos próximos sábado (5) e domingo (6). 

Os alunos da Enoque de Barros disseram que a ocupação na manhã desta segunda-feira é resultado de um movimento organizado e legítimo contra a aprovação da PEC 241.

Pela manhã, os alunos realizaram uma assembleia e decidiram permanecer com a ocupação na escola. Agora à tarde, os alunos do turno vespertino vão realizar outra assembleia para decidir pela ocupação ou não na Escola Estadual Enoque de Barros.

Limpeza e alimentação

Os alunos realizaram uma limpeza na escola e varreram o pátio interno e as salas de aula. Eles também utilizaram o refeitório do prédio para lavar louças e preparar a alimentação para todos os ocupantes.

Os alimentos foram doados pela própria comunidade do Povoado Canafístula do Cipriano. Nesta segunda-feira, os alunos comeram arroz, macarrão, salame, salsicha e salada.

Sem confronto

De acordo com o Ministério da Educação, a orientação do governo do presidente Michel Temer (PMDB) é que não tenha confronto entre policiais militares e estudantes nas escolas ocupadas em todo o país para a liberação dos prédios escolares. A determinação do governo é de que haja diálogo e negociação com os estudantes.