Grupo realiza gincana natalina para ornamentar praça de bairro histórico em Maceió

O Grupo de Amigos Unidos por um Fernão Velho Melhor realizará no dia 28 de novembro a 1ª Gincana Natalina do bairro. O objetivo da ação é incentivar e engajar alunos de escolas públicas e privadas local, na ornamentação da Praça São José, que fica localizada na entrada do 2º bairro mais antigo da capital alagoana.
As escolas envolvidas na competição são: Escola Estadual Padre Cabral, Escola Municipal Erminio Cardoso e as Escolas Particulares Maria de Lourdes e Nalcir de Alfredo Nances – antiga Escola da Monica.
O Grupo de Amigos Unidos por Um Fernão Velho Melhor realizará as festividades natalina, e de fim de ano, gratuitamente. Para Cristina Rocha, coordenadora do evento, as atividades se faz mais que necessário, uma vez que o bairro se encontra muito carente de ações. “Todos os esforços e dificuldades se tornam pequeno, ao ver a comunidade engajada na montagem desta ação. Não há nada melhor do que ver nossa comunidade interessada em contribuir e fazer com que tudo ocorra bem”, frisou Cristina.
A Gincana é a primeira etapa de muitas comemorações ao longo deste término de ano. Uma segunda edição acontece nos dias 24, 25,31 de dezembro e primeiro de janeiro, quando haverá apresentação de bandas locais, missa campal, bingo beneficente, esquema de fogos na virada do ano e apresentações culturais.
Mauricio Mauro, um dos organizadores e voluntário da ação, frisa que o grupo é independente, e que não tem fins partidários e nem lucrativo, e acredita que por isso a cada dia cresce, e outras pessoas se engajam e chegam para somar na ação.
Fernão velho tem 160 anos de história, tradição e fundação, e é o segundo bairro mais antigo da capital alagoana, Maceió. Seu desenvolvimento esteve ligado por mais de um século à fábrica têxtil Carmem, a primeira de Alagoas, fundada em 7 de Março de 1857 por José Antonio de Mendonça Barão de Jaraguá, passando para um comendador e outros industriais ao longo da história, até chegar a família de Othon Bezerra de Melo em 1946, que se desinteressou- se pelo setor têxtil e passou a atuar no ramo do setor hoteleiro. Assim, fechou-se um marco na história de Alagoas, que foi a primeira fábrica de tecidos do estado em 1996.
O bairro se destaca em seus antigos carnavais, a exemplo do bloco do Ferruge, que por muitas décadas saia pelas ruas de Fernão Velho e arrastava multidões, o Bloco do Boi que há muitos anos já é uma tradição e expectativa a espera de seu acontecimento no dia de reis, além das festividades juninas, que infelizmente, da mesma forma em que o ferruje,virou lendas e lembranças.
Últimas notícias

Guarda Municipal apreende drogas em casa de passagem em Maceió

Campanha alerta trabalhadores da Orla de Maceió sobre os riscos do sol nos lábios

Vigilância Sanitária autua farmácia clandestina dentro de supermercado

Polícia investiga se vingança por possível estupro motivou assassinato de torcedor na Levada

Veja quais são os políticos de Alagoas que podem disputar a vice-presidência da República em 2026

Futuro de Alfredo Gaspar no União Brasil será definido somente em agosto
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
