Grupo realiza gincana natalina para ornamentar praça de bairro histórico em Maceió
O Grupo de Amigos Unidos por um Fernão Velho Melhor realizará no dia 28 de novembro a 1ª Gincana Natalina do bairro. O objetivo da ação é incentivar e engajar alunos de escolas públicas e privadas local, na ornamentação da Praça São José, que fica localizada na entrada do 2º bairro mais antigo da capital alagoana.
As escolas envolvidas na competição são: Escola Estadual Padre Cabral, Escola Municipal Erminio Cardoso e as Escolas Particulares Maria de Lourdes e Nalcir de Alfredo Nances – antiga Escola da Monica.
O Grupo de Amigos Unidos por Um Fernão Velho Melhor realizará as festividades natalina, e de fim de ano, gratuitamente. Para Cristina Rocha, coordenadora do evento, as atividades se faz mais que necessário, uma vez que o bairro se encontra muito carente de ações. “Todos os esforços e dificuldades se tornam pequeno, ao ver a comunidade engajada na montagem desta ação. Não há nada melhor do que ver nossa comunidade interessada em contribuir e fazer com que tudo ocorra bem”, frisou Cristina.
A Gincana é a primeira etapa de muitas comemorações ao longo deste término de ano. Uma segunda edição acontece nos dias 24, 25,31 de dezembro e primeiro de janeiro, quando haverá apresentação de bandas locais, missa campal, bingo beneficente, esquema de fogos na virada do ano e apresentações culturais.
Mauricio Mauro, um dos organizadores e voluntário da ação, frisa que o grupo é independente, e que não tem fins partidários e nem lucrativo, e acredita que por isso a cada dia cresce, e outras pessoas se engajam e chegam para somar na ação.
Fernão velho tem 160 anos de história, tradição e fundação, e é o segundo bairro mais antigo da capital alagoana, Maceió. Seu desenvolvimento esteve ligado por mais de um século à fábrica têxtil Carmem, a primeira de Alagoas, fundada em 7 de Março de 1857 por José Antonio de Mendonça Barão de Jaraguá, passando para um comendador e outros industriais ao longo da história, até chegar a família de Othon Bezerra de Melo em 1946, que se desinteressou- se pelo setor têxtil e passou a atuar no ramo do setor hoteleiro. Assim, fechou-se um marco na história de Alagoas, que foi a primeira fábrica de tecidos do estado em 1996.
O bairro se destaca em seus antigos carnavais, a exemplo do bloco do Ferruge, que por muitas décadas saia pelas ruas de Fernão Velho e arrastava multidões, o Bloco do Boi que há muitos anos já é uma tradição e expectativa a espera de seu acontecimento no dia de reis, além das festividades juninas, que infelizmente, da mesma forma em que o ferruje,virou lendas e lembranças.