Alagoas
Governo vai implantar oito mil unidades para armazenamento de água
09/10/2012 17h05
Agricultores familiares de 15 municípios do Sertão e da Bacia Leiteira de Alagoas vão receber oito mil unidades para armazenamento de água e convivência com a seca no período de estiagem. Serão construídas cisternas de primeira e de segunda água, cisternas calçadão, barragens subterrâneas e tanques de pedra. A ação faz parte de um convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), como parte das metas do programa Água para Todos, vinculado ao Plano Brasil Sem Miséria. No total, serão investidos mais de R$ 40 milhões na instalação das unidades.
A execução do convênio conta com o apoio da Articulação do Semiárido (ASA) em Alagoas, que possui experiência na implantação de cisternas para agricultores familiares, a partir de tecnologias sociais de convivência com o Semiárido. “O Governo do Estado vai trabalhar uma ação estruturante, que ajuda o pequeno produtor a conviver com a seca e a continuar produzindo, mesmo nesse período. Para isso, contamos com a parceria do governo federal e de entidades organizadas pela ASA que trabalham essas tecnologias sociais”, frisou o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior.
De acordo com Mardônio Alves, da ASA, as cisternas serão construídas pelos próprios agricultores. “Dessa forma, o projeto vai gerar renda em Alagoas já na construção. Depois, os beneficiários serão capacitados para uso racional da água, conservação e produção de alimentos”, explicou. Segundo ele, os produtores que receberão as cisternas e demais unidades para armazenamento de água fazem parte do Cadastro Único (Cadúnico) do governo federal, ou seja, são beneficiários de algum programa social, e a família é quem trabalha na terra para produção de alimento.
A execução do convênio conta com o apoio da Articulação do Semiárido (ASA) em Alagoas, que possui experiência na implantação de cisternas para agricultores familiares, a partir de tecnologias sociais de convivência com o Semiárido. “O Governo do Estado vai trabalhar uma ação estruturante, que ajuda o pequeno produtor a conviver com a seca e a continuar produzindo, mesmo nesse período. Para isso, contamos com a parceria do governo federal e de entidades organizadas pela ASA que trabalham essas tecnologias sociais”, frisou o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior.
De acordo com Mardônio Alves, da ASA, as cisternas serão construídas pelos próprios agricultores. “Dessa forma, o projeto vai gerar renda em Alagoas já na construção. Depois, os beneficiários serão capacitados para uso racional da água, conservação e produção de alimentos”, explicou. Segundo ele, os produtores que receberão as cisternas e demais unidades para armazenamento de água fazem parte do Cadastro Único (Cadúnico) do governo federal, ou seja, são beneficiários de algum programa social, e a família é quem trabalha na terra para produção de alimento.
Últimas notícias
FISCALIZAÇÃO
Guarda Municipal e DMTT coibem cobranças abusivas de flanelinhas no São João Massayó
TRÂNSITO
Caminhão-tanque que explodiu na BR-101 é retirado, mas trecho segue interditado
VIOLÊNCIA
Homem é preso por tentar matar vítima com golpes de foice em São Luís do Quitunde
FLAGRANTE
Homem mata sogro e deixa companheira e sogra baleadas em São Miguel dos Campos
FESTAS JUNINAS
Mano Walter, Calcinha Preta, Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano se apresentam hoje no São João Massayó
INFECÇÃO GRAVE
Saiba qual doença levou João Inácio Jr. a ser internado e o afastou das redes sociais
Vídeos e noticias mais lidas
covid-19
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
MOBILIDADE URBANA
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
reestruturação
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Achado de cadáver
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
INFRAESTRUTURA
