TRF5 indefere pedido de anulação da redação do Enem feito pelo MPF
O desembargador federal Ivan Lira de Carvalho, integrante do Tribunal Regional da 5ª Região (TRF5), indeferiu, nesta quinta-feira (1), pedido feito pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) para anular a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nos dias 5 e 6 de novembro. O magistrado entendeu que o tema da prova dissertativa deste ano não é o mesmo que apareceu em imagem de prova falsa divulgada em 2015 pelo Ministério da Educação (MEC), ao desmentir vazamento.
Após as provas da primeira aplicação, o MPF-CE, na pessoa do procurador Oscar Costa Filho, acionou a justiça alegando que o tema da redação do Enem 2016 seria praticamente o mesmo que aparece na imagem divulgada pelo MEC para desmentir vazamento de prova com o tema “Intolerância Religiosa no Século XXI”. O pedido foi negado pelo titular da 8ª Vara Federal do Ceará, juiz federal José Vidal da Silva, e o MPF entrou com o recurso indeferido nesta quinta-feira.
O desembargador justificou que “o elemento surpresa necessário para a realização da prova com isonomia entre os candidatos foi mantido”. Ivan Lira ainda interpretou que “apesar de os temas partirem do mesmo assunto eles apresentam abordagens diferentes. A intolerância religiosa no Brasil apresenta peculiaridades e/ou características próprias, não se manifestando, necessariamente, da mesma forma que nas demais parte do mundo”.
Últimas notícias
Rafael Brito celebra vitória de Lula e a garantia de investimentos na educação do país
Semana Estadual do Livro e Bibliotecas reúne programação cultural em Alagoas
HGE participa do diagnóstico e tratamento de criança de dois anos com pancreatite
Aplicativo do Programa Saúde Até Você Digital alcança mais de 140 mil consultas
Thiago Prado diz que liberar comércio na orla prejudicaria ambulantes antigos
Hemoal faz coleta de sangue e cadastro de medula óssea em centro universitário
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
