Comunidade rural está há quatro meses sem abastecimento de água
O problema de falta de água em comunidades rurais melhorou bastante após a inauguração da Adutora do Agreste, ocorrida em agosto de 2014, mas mesmo assim está longe de ser definitivamente solucionado. As denúncias de falta d’água, seja por reparos na rede de tubulação ou por outros motivos, são constantes.
Na comunidade Chã da Lagoa D’Água, na zona rural de Arapiraca, há quatro meses os moradores não têm água nas torneiras. Mais de 30 famílias precisam comprar água potável para tomar e água dos caminhões- pipa para realizar as atividades domésticas.
José Edson Rodrigues de Farias mora na comunidade e disse que está comprando água para beber por R$ 7,00. Ele, a esposa, e o filho de três anos, sobrevivem de um salário mínimo que ele recebe de um benefício por invalidez e não tem condições de continuar comprando água.
“Só dá para comprar água para beber, não tenho condições de comprar água de um caminhão-pipa por R$ 150,00”, lamentou.
José Edson Rodrigues afirmou que ele e outras 30 famílias moram na parte alta da comunidade o que dificulta ainda mais a chegada da água nas torneiras. “Meu cunhado mora na parte baixa da comunidade e as vezes durante a madrugada começa a pingar água na torneira. Ele junta um pouco e traz em uma carroça o pouco que ele consegue juntar”, relatou.
De acordo com os moradores da comunidade rural a Companhia de Abastecimento e Saneamento de Alagoas (Casal) já foi informada sobre a falta de água, mas até agora nada foi resolvido. “Já enviei e-mail e fui pessoalmente denunciar o caso mas não tive retorno”, informou.
Cobrança da taxa
Mesmo sem água há mais 120 dias, as contas de água chegam às casas dos moradores e eles são obrigados a pagar a conta no final do mês. Muitos estão solicitando o corte do fornecimento de água até que o problema seja resolvido.
Resposta da Casal
Segundo a assessoria de comunicação da Casal, o abastecimento de água na comunidade ficou prejudicado há 15 dias, devido a um defeito mecânico no reservatório que abastece a comunidade Chã da Lagoa D'Água. A assessoria informou que o reservatório que abastece a localidade fica no Povoado Lagoa do Rancho, na estrada que dá acesso ao município de Craíbas, também no Agreste de Alagoas.
Depois de observar o defeito mecânico, técnicos da Casal verificaram que a vazão de água para abastecer o povoado estava abaixo do esperado. Alguns pontos foram desobstuídos. A assessoria de comunicação afirmou que o abastecimento está sendo normalizado.