Classe artística e cultural manifesta apoio ao novo secretário de Cultura, Lazer e Juventude.

O novo time que está ao lado do prefeito Rogério Teófilo na gestão da maior cidade do interior de Alagoas é composto por novos nomes, além de pessoas já conhecidas dos arapiraquenses, entre eles Silvestre Rizzatto. Funcionário público efetivo há quase vinte anos, Rizzato é radialista, fotógrafo, professor universitário e muito conhecido no meio cultural e artístico por ser um atuante apoiador da cultura local.
O nome de Rizzatto para a pasta da Cultura, Lazer e Juventude une a valorização do servidor efetivo do quadro da prefeitura, com sólidos conhecimentos técnicos, ao eu transito junto aos representantes da cultura local.
Assim que seu nome foi apresentado à imprensa como secretário de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca surgiram as primeiras manifestações de apoio
O Artista Patrimônio Vivo de Alagoas, Teófanes Silveira, o Palhaço Biribinha, declarou:
“O ano já começou bom, com um astral colorido, parabenizo o prefeito Rogério Teófilo por ter escolhido Silvestre Rizzatto para a pasta da cultura porque eu tenho a certeza que o Silvestre trabalhará com seriedade e compromisso em benefício da cultura local. Eu, e toda a minha turma composta pelo Palhaço Mixuruca, Palhaço Mixaria e a palhaça Pipoca como “artistas da terra” estamos muito felizes e desejamos toda a sorte do mundo para o Silvestre”, parabenizou Teófanes.
Outro Patrimônio Vivo de Alagoas, o arapiraquense e mestre de coco Nelson Rosa, que está se recuperando de uma cirurgia na boca, fez questão de parabenizar o amigo.
“Silvestre sempre teve um olhar voltado à cultura de Arapiraca, registrando e divulgando as manifestações artísticas. Esse amor pela cultura produziu uma grande amizade entre nós”, comentou Nelson Rosa.
A analista em cultura do Sesc Arapiraca, Rosane Dias, reforçou o envolvimento de Silvestre com os artistas populares: “Fiquei muito feliz ao saber da nomeação de Silvestre Rizzatto para a pasta de Cultura, Lazer e Juventude porque acompanho o trabalho de pesquisas e contato realizado por Silvestre junto aos grupos de folguedos da região”.
O idealizador e responsável pelo projeto “Cultura na Praça”, Afrísio Acácio, também manifestou sua satisfação com a escolha de Rizzatto como secretário. “Uma das melhores notícias foi saber que Silvestre foi escolhido para ser nosso secretário de cultura. Tenho a certeza que ele fará o melhor pela cultura de Arapiraca. O Silvestre sempre abraçou a cultura local contribuindo com a divulgação do que fazemos”, informou.
Projetos culturais
O envolvimento de Rizzatto com artistas da terra e manifestações culturais teve início em 2003 com a produção e apresentação dos programas de rádio “Radar” (na Rádio Gazeta FM) e “Sotaque Nordestino” (2004, na Rádio Pajuçara FM) voltados à divulgação da história e cultura nordestina.
Em 2008, em parceria com a jornalista Lourdes Rizzatto, pesquisou e fez o registro fotográfico de artistas, grupos arapiraquenses, além de manifestações culturais e religiosas para o calendário anual do município em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca. No mesmo ano, o material produzido compôs o catálogo fotográfico “Arapiraca – Terra das Manifestações Populares” produzido pela prefeitura de Arapiraca. Desde então, o casal Rizzatto iniciou uma pesquisa voltada a identificar pessoas ligadas à manutenção da cultura de raiz, além de novas tribos contemporâneas de movimentos culturais, seja na música, teatro, circo, artes plásticas e no artesanato.
O envolvimento com a cultura levou a dupla a participar de um edital do Sesc Alagoas, em 2013. Selecionados, a exposição fotográfica “Guardiões da Memória – Cultura e Arte Popular em Arapiraca” aconteceu no período de novembro de 2013 a janeiro de 2014, na galeria do Sesc de Arapiraca. Segundo Silvestre Rizzatto, aquele foi um momento de reverenciar os mestres, artistas e todos que mantêm viva as manifestações culturais em Arapiraca. “Esta exposição trouxe além do público adulto, principalmente crianças e adolescentes das escolas da rede municipal e da rede privada para conhecer um pouco do que é a cultura arapiraquense. Foi bonito ver crianças vendo crianças fazendo cultura, ver a descoberta de familiares, amigos e conhecidos entre os artistas homenageados”, finalizou Silvestre.
A exposição “Guardiões da Memória – Cultura e Arte Popular em Arapiraca” também foi realizada em 2014 no Sesc de Palmeira dos Índios e no Sesc de Teotônio Vilela. Nesta última exposição, a abertura contou com a presença do mestre Nelson Rosa, que envolveu o público adulto e infantil em uma grande roda de coco. Em 2015, novamente em Arapiraca, a exposição aconteceu na Casa da Cultura, ficando aberta à visitação pública nos meses de agosto e setembro.
Formação
Silvestre Rizzato é concursado como contador, e especialista em administração pública pela UFAL, especialista em auditoria e gestão de negócios pelo CESMAC, gerente de cidades pela Universidade de Pernambuco. Atuou onze anos como assessor técnico de planejamento e ações estratégicas na Secretaria de Planejamento e Orçamento.
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
