Cultura

Classe artística e cultural manifesta apoio ao novo secretário de Cultura, Lazer e Juventude.

Por 7 Segundos 05/01/2017 12h12
Classe artística e cultural manifesta apoio ao novo secretário de Cultura, Lazer e Juventude.
Artistas confiam no nome de Silvestre Rizatto para comandar cultura municpal - Foto: Arquivo pessoal

O novo time que está ao lado do prefeito Rogério Teófilo na gestão da maior cidade do interior de Alagoas é composto por novos nomes, além de pessoas já conhecidas dos arapiraquenses, entre eles Silvestre Rizzatto. Funcionário público efetivo há quase vinte anos, Rizzato é radialista, fotógrafo, professor universitário e muito conhecido no meio cultural e artístico por ser um atuante apoiador da cultura local.

O nome de Rizzatto para a pasta da Cultura, Lazer e Juventude une a valorização do servidor efetivo do quadro da prefeitura, com sólidos conhecimentos técnicos, ao eu transito junto aos representantes da cultura local.

Assim que seu nome foi apresentado à imprensa como secretário de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca surgiram as primeiras manifestações de apoio

O Artista Patrimônio Vivo de Alagoas, Teófanes Silveira, o Palhaço Biribinha, declarou:

“O ano já começou bom, com um astral colorido, parabenizo o prefeito Rogério Teófilo por ter escolhido Silvestre Rizzatto para a pasta da cultura porque eu tenho a certeza que o Silvestre trabalhará com seriedade e compromisso em benefício da cultura local. Eu, e toda a minha turma composta pelo Palhaço Mixuruca, Palhaço Mixaria e a palhaça Pipoca como “artistas da terra” estamos muito felizes e desejamos toda a sorte do mundo para o Silvestre”, parabenizou Teófanes.

Rosane Dias, analista de cultura do Sesc Arapiraca

Outro Patrimônio Vivo de Alagoas, o arapiraquense e mestre de coco Nelson Rosa, que está se recuperando de uma cirurgia na boca, fez questão de parabenizar o amigo.

“Silvestre sempre teve um olhar voltado à cultura de Arapiraca, registrando e divulgando as manifestações artísticas. Esse amor pela cultura produziu uma grande amizade entre nós”, comentou Nelson Rosa.

A analista em cultura do Sesc Arapiraca, Rosane Dias, reforçou o envolvimento de Silvestre com os artistas populares: “Fiquei muito feliz ao saber da nomeação de Silvestre Rizzatto para a pasta de Cultura, Lazer e Juventude porque acompanho o trabalho de pesquisas e contato realizado por Silvestre junto aos grupos de folguedos da região”.

O idealizador e responsável pelo projeto “Cultura na Praça”, Afrísio Acácio, também manifestou sua satisfação com a escolha de Rizzatto como secretário. “Uma das melhores notícias foi saber que Silvestre foi escolhido para ser nosso secretário de cultura. Tenho a certeza que ele fará o melhor pela cultura de Arapiraca. O Silvestre sempre abraçou a cultura local contribuindo com a divulgação do que fazemos”, informou.

Projetos culturais 

O envolvimento de Rizzatto com artistas da terra e manifestações culturais teve início em 2003 com a produção e apresentação dos programas de rádio “Radar” (na Rádio Gazeta FM) e “Sotaque Nordestino” (2004, na Rádio Pajuçara FM) voltados à divulgação da história e cultura nordestina.

Em 2008, em parceria com a jornalista Lourdes Rizzatto, pesquisou e fez o registro fotográfico de artistas, grupos arapiraquenses, além de manifestações culturais e religiosas para o calendário anual do município em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca. No mesmo ano, o material produzido compôs o catálogo fotográfico “Arapiraca – Terra das Manifestações Populares” produzido pela prefeitura de Arapiraca. Desde então, o casal Rizzatto iniciou uma pesquisa voltada a identificar pessoas ligadas à manutenção da cultura de raiz, além de novas tribos contemporâneas de movimentos culturais, seja na música, teatro, circo, artes plásticas e no artesanato.

O envolvimento com a cultura levou a dupla a participar de um edital do Sesc Alagoas, em 2013. Selecionados, a exposição fotográfica “Guardiões da Memória – Cultura e Arte Popular em Arapiraca” aconteceu no período de novembro de 2013 a janeiro de 2014, na galeria do Sesc de Arapiraca. Segundo Silvestre Rizzatto, aquele foi um momento de reverenciar os mestres, artistas e todos que mantêm viva as manifestações culturais em Arapiraca. “Esta exposição trouxe além do público adulto, principalmente crianças e adolescentes das escolas da rede municipal e da rede privada para conhecer um pouco do que é a cultura arapiraquense. Foi bonito ver crianças vendo crianças fazendo cultura, ver a descoberta de familiares, amigos e conhecidos entre os artistas homenageados”, finalizou Silvestre.

A exposição “Guardiões da Memória – Cultura e Arte Popular em Arapiraca” também foi realizada em 2014 no Sesc de Palmeira dos Índios e no Sesc de Teotônio Vilela. Nesta última exposição, a abertura contou com a presença do mestre Nelson Rosa, que envolveu o público adulto e infantil em uma grande roda de coco. Em 2015, novamente em Arapiraca, a exposição aconteceu na Casa da Cultura, ficando aberta à visitação pública nos meses de agosto e setembro.

Formação

Silvestre Rizzato é concursado como contador, e especialista em administração pública pela UFAL, especialista em auditoria e gestão de negócios pelo CESMAC, gerente de cidades pela Universidade de Pernambuco. Atuou onze anos como assessor técnico de planejamento e ações estratégicas na Secretaria de Planejamento e Orçamento.