Alagoas

Governo define ampliação de vagas no sistema prisional em Alagoas

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 25/01/2017 15h03
Governo define ampliação de vagas no sistema prisional em Alagoas
Renan Filho assegura que o Governo está atento à situação do complexo prisional e não medirá esforços para conter motins de facções criminosas - Foto: Márcio Ferreira/ Agência Alagoas

O governador Renan Filho anunciou nesta quarta-feira (25), que o governo federal disponibilizou R$ 43 milhões para a ampliação das vagas no complexo prisional alagoano. Em breve, serão viabilizadas mais 300 novas vagas no presídio Baldomero Cavalcanti, e haverá ampliação no Cadeião e no Cyridião Durval. 

Renan Filho afirmou que está atento à situação do sistema prisional do Estado e acompanha diariamente as decisões tomadas pelas forças de segurança pública do Estado, sobretudo relacionadas à remoção de presos e varreduras permanentes para evitar motins por parte dos que líderes de facções criminosas.

“Estamos fazendo remoções e vistorias e abrimos emergencialmente o presídio novo. Temos mais de 300 presos relocados e, com recursos federais, vamos ampliar para 700 vagas”, garantiu o governador.

“Determinei ainda o cercamento de todo sistema prisional. O Baldomero tem este cercamento”, confirmou Renan Filho, ao lembrar que o Estado está se corrigindo e atento ao que acontece, a exemplo da quadrilha que foi presa por traficar comida da própria cozinha do sistema prisional.

Apoio federal

“Vou buscar apoio federal e já solicitei agenda para a próxima semana com o ministro da Justiça, Alexandre de Morais, para discutir a transferência de presos, a vinda do Exército para uma vistoria no sistema prisional, além de mais ajuda em outras áreas da segurança pública no Estado. Toda ajuda é bem-vinda”, finalizou o governador.