Criado há 12 anos, Folia de Rua perde a tradição do carnaval de marchinhas
Arapiraca não tem tradição de carnaval. Mas, nos últimos 12 anos, o Folia de Rua reúne blocos carnavalescos e sae às ruas para animar as prévias da Folia de Momo.
Com o tempo, a festa perdeu o propósito dos idealizadores, membros da Organização Não Governamental - ONG Candeeiro Aceso, e Unimed Metropolitana do Agreste, que seria o de resgatar o carnaval de rua com foliões vestidos de fantasia e músicos tocando as marchinhas de carnaval.
A empresária Vera Maurício lembra do primeiro ano que o Folia de Rua saiu em Arapiraca, conforme a tradição.
"A primeira vez que a gente saiu, começando o resgate do carnaval de rua, éramos só dez pessoas da ong e depois juntaram-se a nós o pessoal da Unimed fortalecendo o carnaval com bandinhas", lembrou Vera Maurício.
Entretanto, a empresária afirmou que depois o Folia de Rua virou um carnaval comercial com a inserção de Axé e vendas de abadás de blocos que visam o lucro.
"Há quatro anos a Candeeiro e a Unimed não saem no carnaval de rua de Arapiraca, justamente por isso tudo que se tornou o Folia de Rua, infelizmente", lamentou e criticou Vera Maurício.
Este ano, a festa será realizada no próximo sábado (11), nas ruas do Bosque das Arapiracas, pelo segundo ano consecutivo, com a participação de cerca de 16 blocos carnavalescos.
Antes, o Folia de Rua era realizado no bairro Baixão nas avenidas Ventura de Farias, onde havia a concentração dos blocos, e Miguel Correia Amorim, como principal corredor da folia arapiraquense.
Blocos e abadás nas ruas
Para a festa carnavalesca, que tem o apoio da Prefeitura de Arapiraca com o trabalho da Secretaria da Cultura, Lazer e Juventude, que organiza a participação dos blocos, a Secretaria Municipal de Saúde, que leva às ruas o Bloco Tô Seguro e lança campanha de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e Aids, e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que disciplina o trânsito durante o percurso dos blocos.
A Polícia Militar, pelo 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), e o Corpo de Bombeiros, do 7º Grupamento de Bombeiros Militar (7º GBM) também dão apoio à segurança dos foliões. De acordo com a PM não será permitida a permanência de paredões ou carros de som no local do percurso. A SMTT também realizará o ordenamento de pontos de táxis, mototaxis e ônibus para estimular os foliões, que ingerirem bebidas alcóolicas, a voltarem para casa de transporte público.
A folia está prevista para começar a partir das 16 horas com os blocos Pestalozzi; Tô Seguro; Sou Formando; Valeirano & Cia; Ninja na Folia; Como é que é; Carnamancha; Dr. Cuidar e Samuzeiros; Nill N'avenida; Eu cidadão; Os errados; Um gole a mais; Kihei; Tá tô besta; Predador e Os Topados. O percurso começará no Parque Ceci Cunha, passando pelo Bosque das Arapiracas, retornando até o Ginásio Municipal João Paulo II, onde terá uma base de apoio com equipes do Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e SMTT.
A maioria dos blocos divulgam a venda de abadas e distribuem o anúncio nas redes sociais para atrair cada vez mais os foliões para a prévia carnavalesca de Arapiraca. São esperados mais de dez mil pessoas no Folia de Rua da Capital do Agreste.
Últimas notícias
Homem invade estabelecimento e furta mais de R$ 1 mil em Arapiraca
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Morre Francisco Magalhães Neto, o Chico Bau, nome histórico do futebol alagoano
MPAL pede internação e exame psicológico de adolescente que matou padrasto em Teotônio Vilela
Homem usando tornozeleira eletrônica é flagrado tentando furtar casas e carros no Cruzeiro do Sul
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
