Arapiraca

Criado há 12 anos, Folia de Rua perde a tradição do carnaval de marchinhas

Por 7 Segundos 11/02/2017 07h07
Criado há 12 anos, Folia de Rua perde a tradição do carnaval de marchinhas
Especial: Carnaval - Foto: 7 Segundos

Arapiraca não tem tradição de carnaval. Mas, nos últimos 12 anos, o Folia de Rua reúne blocos carnavalescos e sae às ruas para animar as prévias da Folia de Momo.

Com o tempo, a festa perdeu o propósito dos idealizadores, membros da Organização Não Governamental - ONG Candeeiro Aceso, e Unimed Metropolitana do Agreste, que seria o de resgatar o carnaval de rua com foliões vestidos de fantasia e músicos tocando as marchinhas de carnaval.

A empresária Vera Maurício lembra do primeiro ano que o Folia de Rua saiu em Arapiraca, conforme a tradição.

"A primeira vez que a gente saiu, começando o resgate do carnaval de rua, éramos só dez pessoas da ong e depois juntaram-se a nós o pessoal da Unimed fortalecendo o carnaval com bandinhas", lembrou Vera Maurício.

Entretanto, a empresária afirmou que depois o Folia de Rua virou um carnaval comercial com a inserção de Axé e vendas de abadás de blocos que visam o lucro.

"Há quatro anos a Candeeiro e a Unimed não saem no carnaval de rua de Arapiraca, justamente por isso tudo que se tornou o Folia de Rua, infelizmente", lamentou e criticou Vera Maurício. 

Este ano, a festa será realizada no próximo sábado (11), nas ruas do Bosque das Arapiracas, pelo segundo ano consecutivo, com a participação de cerca de 16 blocos carnavalescos. 

Antes, o Folia de Rua era realizado no bairro Baixão nas avenidas Ventura de Farias, onde havia a concentração dos blocos, e Miguel Correia Amorim, como principal corredor da folia arapiraquense.

Blocos e abadás nas ruas

Para a festa carnavalesca, que tem o apoio da Prefeitura de Arapiraca com o trabalho da Secretaria da Cultura, Lazer e Juventude, que organiza a participação dos blocos, a Secretaria Municipal de Saúde, que leva às ruas o Bloco Tô Seguro e lança campanha de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e Aids, e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que disciplina o trânsito durante o percurso dos blocos.

A Polícia Militar, pelo 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), e o Corpo de Bombeiros, do 7º Grupamento de Bombeiros Militar (7º GBM) também dão apoio à segurança dos foliões. De acordo com a PM não será permitida a permanência de paredões ou carros de som no local do percurso. A SMTT também realizará o ordenamento de pontos de táxis, mototaxis e ônibus para estimular os foliões, que ingerirem bebidas alcóolicas, a voltarem para casa de transporte público.

A folia está prevista para começar a partir das 16 horas com os blocos Pestalozzi; Tô Seguro; Sou Formando; Valeirano & Cia; Ninja na Folia; Como é que é; Carnamancha; Dr. Cuidar e Samuzeiros; Nill N'avenida; Eu cidadão; Os errados; Um gole a mais; Kihei; Tá tô besta; Predador e Os Topados. O percurso começará no Parque Ceci Cunha, passando pelo Bosque das Arapiracas, retornando até o Ginásio Municipal João Paulo II, onde terá uma base de apoio com equipes do Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e SMTT.

A maioria dos blocos divulgam a venda de abadas e distribuem o anúncio nas redes sociais para atrair cada vez mais os foliões para a prévia carnavalesca de Arapiraca. São esperados mais de dez mil pessoas no Folia de Rua da Capital do Agreste.