Comunidade

Bairro mais violento de Arapiraca é ocupado pela polícia e recebe serviços de acolhimento

17/03/2017 12h12
Bairro mais violento de Arapiraca é ocupado pela polícia e recebe serviços de acolhimento
Polícia ocupa bairro Manoel Teles. - Foto: Josival Meneses / 7 Segundos

Diante de tanta criminalidade, moradores do bairro Manoel Teles, em Arapiraca, Região Agreste de Alagoas, vivem um momento diferente esta semana.

Para combater o tráfico de drogas e a criminalidade na região, forças policiais ocupam, desde quarta-feira (15), um dos bairros mais violentos do município. A operação vai durar cerca de sete dias.

Para atualizar os serviços municipais, que estavam atrasados na comunidade por conta dessa triste realidade que dificulta o acesso do poder público, a Prefeitura de Arapiraca aproveitou o momento e promove diversas ações acolhedoras aos moradores do bairro.

Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas Públicas para a Mulher, agentes cadastradores do CadÚnico/Bolsa Família e equipes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) estão no local, nesta sexta-feira (17), ofertando de forma gratuita esses serviços.

O 7 Segundos foi até o local e conversou com a Superintendente de Assistência Social de Arapiraca, Fabrizia Amaral. “Visitas às casas das pessoas que são beneficiadas com a prestação continuada, concedida aos portadores de deficiência e idosos, também estão sendo realizadas”, disse. “Os benefícios estão sendo, inclusive, revisados”, completou.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos também está presente, hoje (17) no Manoel Teles, realizando um grande mutirão de limpeza em todo o bairro, além do levantamento e substituição de lâmpadas queimadas ou destruídas por criminosos que tinham interesse para que a comunidade permanecesse mal iluminada.

“Na verdade já havíamos entrado no bairro, logo no começo do mandato do prefeito Rogério Teófilo, e trocado todas as lâmpadas. Mas elas foram quebradas com pedradas”, lamentou a secretária Vanessa Sampaio. “Não é fácil entrar aqui, mas agora com o apoio da polícia estamos renovando os nossos serviços”, comemorou.

Ações da Saúde já estão programadas para a próxima segunda-feira (20), onde a comunidade do bairro terá acesso aos serviços de saúde bucal, verificação de pressão arterial, orientações diversas voltadas à promoção da saúde e prevenção de doenças, entre outros.

Revitalização 

De acordo com a vice-prefeita Fabiana Pessoa, a atual gestão não medirá esforços no sentido de promover ações em prol dessa comunidade, considerada uma das que apresentam maior vulnerabilidade social em Arapiraca. “Recentemente o prefeito Rogério Teófilo esteve em Brasília, onde garantiu recursos para revitalizar esse bairro, assim como a comunidade Mangabeiras”, finalizou.