Com fechamento de abatedouros, aumenta o número de açougues clandestinos em AL

Após decisão judicial, que fechou matadouros das cidades de Delmiro Gouveia e Palmeira dos Índios, situados no interior de Alagoas, cresce o número de açougues ilegais (causando transtornos ao meio ambiente). Além disso, em Craíbas não há opção para o abate de animais a não ser a Frigo Vale (empresa com certificação para atuação no Estado).
Sobre a situação dos abatedouros municipais, a reportagem do 7 Segundos conversou com fiscais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). Eles informaram que tanto Craíbas quanto Palmeira dos Índios estão com as instituições fechadas desde 2008.
Na terra natal do escritor Graciliano Ramos, o abatedouro continua impedido de funcionar após o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) divulgar nova decisão onde permanece proibida a reabertura do local. Isso porque, não foram realizadas as adequações necessárias de higiene estrutura exigidos pelos órgãos de fiscalização.
De acordo com técnicos da Adeal, compete ao município a responsabilidade de regularizar a situação do abatedouro, visto que, está em trâmite na justiça ação contra o funcionamento do estabelecimento.
Em novembro passado, foram apreendidos duas toneladas e meia de alimentos impróprios para consumo, segundo a Agência Fiscalizadora.
Sobre os danos causados ao meio ambiente, a reportagem entrou em contato com o Instituto do Meio Ambiente (Ibama) e até o fechamento da matéria não houve resposta do órgão.
A título de informação, existem três esferas de fiscalização; Estado, Municípios e Federação. Respondem respectivamente o Serviço de Inspeção Estadual e municipal e o Serviço de Inspeção Federal. Compete a Adeal, acompanhar a chegada dos animais até os matadouros e verificar o processo até a distribuição a nível de consumo.
Últimas notícias

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB

Júri popular de pai acusado de matar filho de 4 anos acontece nesta quinta-feira em Maceió

Cibele Moura propõe criação de ambulatórios e protocolo clínico para diagnóstico e tratamento da doença celíaca em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
