Com fechamento de abatedouros, aumenta o número de açougues clandestinos em AL

Após decisão judicial, que fechou matadouros das cidades de Delmiro Gouveia e Palmeira dos Índios, situados no interior de Alagoas, cresce o número de açougues ilegais (causando transtornos ao meio ambiente). Além disso, em Craíbas não há opção para o abate de animais a não ser a Frigo Vale (empresa com certificação para atuação no Estado).
Sobre a situação dos abatedouros municipais, a reportagem do 7 Segundos conversou com fiscais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). Eles informaram que tanto Craíbas quanto Palmeira dos Índios estão com as instituições fechadas desde 2008.
Na terra natal do escritor Graciliano Ramos, o abatedouro continua impedido de funcionar após o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) divulgar nova decisão onde permanece proibida a reabertura do local. Isso porque, não foram realizadas as adequações necessárias de higiene estrutura exigidos pelos órgãos de fiscalização.
De acordo com técnicos da Adeal, compete ao município a responsabilidade de regularizar a situação do abatedouro, visto que, está em trâmite na justiça ação contra o funcionamento do estabelecimento.
Em novembro passado, foram apreendidos duas toneladas e meia de alimentos impróprios para consumo, segundo a Agência Fiscalizadora.
Sobre os danos causados ao meio ambiente, a reportagem entrou em contato com o Instituto do Meio Ambiente (Ibama) e até o fechamento da matéria não houve resposta do órgão.
A título de informação, existem três esferas de fiscalização; Estado, Municípios e Federação. Respondem respectivamente o Serviço de Inspeção Estadual e municipal e o Serviço de Inspeção Federal. Compete a Adeal, acompanhar a chegada dos animais até os matadouros e verificar o processo até a distribuição a nível de consumo.
Últimas notícias

Ronaldo Lessa confirma presença em Arapiraca na Ação + Centro Novo

PF cumpre quase 200 mandados contra abuso sexual infantojuvenil em Alagoas e outros estados

Suspeitos de roubo à mão armada são localizados em operação do 3º BPM em Arapiraca

Câmara aprova Moção de Repúdio contra BRK após denúncias de obras inacabadas e cobranças indevidas

Dupla é presa por furtar trilhos de ferrovia no município de Quebrangulo

Suspeito foge e deixa para trás arma, drogas e dinheiro dentro de casa em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
