Com fechamento de abatedouros, aumenta o número de açougues clandestinos em AL
Após decisão judicial, que fechou matadouros das cidades de Delmiro Gouveia e Palmeira dos Índios, situados no interior de Alagoas, cresce o número de açougues ilegais (causando transtornos ao meio ambiente). Além disso, em Craíbas não há opção para o abate de animais a não ser a Frigo Vale (empresa com certificação para atuação no Estado).
Sobre a situação dos abatedouros municipais, a reportagem do 7 Segundos conversou com fiscais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). Eles informaram que tanto Craíbas quanto Palmeira dos Índios estão com as instituições fechadas desde 2008.
Na terra natal do escritor Graciliano Ramos, o abatedouro continua impedido de funcionar após o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) divulgar nova decisão onde permanece proibida a reabertura do local. Isso porque, não foram realizadas as adequações necessárias de higiene estrutura exigidos pelos órgãos de fiscalização.
De acordo com técnicos da Adeal, compete ao município a responsabilidade de regularizar a situação do abatedouro, visto que, está em trâmite na justiça ação contra o funcionamento do estabelecimento.
Em novembro passado, foram apreendidos duas toneladas e meia de alimentos impróprios para consumo, segundo a Agência Fiscalizadora.
Sobre os danos causados ao meio ambiente, a reportagem entrou em contato com o Instituto do Meio Ambiente (Ibama) e até o fechamento da matéria não houve resposta do órgão.
A título de informação, existem três esferas de fiscalização; Estado, Municípios e Federação. Respondem respectivamente o Serviço de Inspeção Estadual e municipal e o Serviço de Inspeção Federal. Compete a Adeal, acompanhar a chegada dos animais até os matadouros e verificar o processo até a distribuição a nível de consumo.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
