Com fechamento de abatedouros, aumenta o número de açougues clandestinos em AL

Após decisão judicial, que fechou matadouros das cidades de Delmiro Gouveia e Palmeira dos Índios, situados no interior de Alagoas, cresce o número de açougues ilegais (causando transtornos ao meio ambiente). Além disso, em Craíbas não há opção para o abate de animais a não ser a Frigo Vale (empresa com certificação para atuação no Estado).
Sobre a situação dos abatedouros municipais, a reportagem do 7 Segundos conversou com fiscais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). Eles informaram que tanto Craíbas quanto Palmeira dos Índios estão com as instituições fechadas desde 2008.
Na terra natal do escritor Graciliano Ramos, o abatedouro continua impedido de funcionar após o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) divulgar nova decisão onde permanece proibida a reabertura do local. Isso porque, não foram realizadas as adequações necessárias de higiene estrutura exigidos pelos órgãos de fiscalização.
De acordo com técnicos da Adeal, compete ao município a responsabilidade de regularizar a situação do abatedouro, visto que, está em trâmite na justiça ação contra o funcionamento do estabelecimento.
Em novembro passado, foram apreendidos duas toneladas e meia de alimentos impróprios para consumo, segundo a Agência Fiscalizadora.
Sobre os danos causados ao meio ambiente, a reportagem entrou em contato com o Instituto do Meio Ambiente (Ibama) e até o fechamento da matéria não houve resposta do órgão.
A título de informação, existem três esferas de fiscalização; Estado, Municípios e Federação. Respondem respectivamente o Serviço de Inspeção Estadual e municipal e o Serviço de Inspeção Federal. Compete a Adeal, acompanhar a chegada dos animais até os matadouros e verificar o processo até a distribuição a nível de consumo.
Últimas notícias

'Mosquinha parece ser inofensiva, mas não é', diz jovem que viralizou após infecção ocular

Acusado de matar amigo dentro de carro é condenado a mais de 13 anos de prisão

Motoristas da rede municipal de ensino de Palmeira dos Índios participam de palestra com a PRF

Jovem morre em colisão entre moto e caminhão em São José da Laje

Governo de Alagoas anuncia mais de R$ 50 milhões para reforço na segurança pública

Sine Maceió oferece vagas para Call Center em regime home office com início imediato
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
