Após divulgação de irregularidades em indústrias da carne, cresce a procura por abatedouros clandestinos em Alagoas

Após a imprensa nacional evidenciar denúncias de irregularidades por parte de grandes empresas fornecedoras de carne animal, cresce a desconfiança da população diante das indústrias. Em Alagoas, é antiga a rivalidade entre comércio ilegal e formal resultando em falta de credibilidade entre a população.
No município de Craíbas, os moradores preferem comprar carne abatida, na hora, em açougues sem fiscalização porque o custo final sai mais barato ao consumidor.
Entretanto danos à saúde humana podem ser grandes e desencadeados a longo prazo. Segundo o prefeito Ediel Leite, a situação é muito antiga e acontece em vários municípios alagoanos. “É preciso conscientizar a população em relação aos riscos e o executivo municipal já está desenvolvendo projeto para alertar as pessoas”, disse.
“A adeal é o órgão que fiscaliza o abate animal em Alagoas e responde por normas do Ministério da Agricultura, ignorar esse fato pode gerar mais problemas do que segurança. Além disso, Alagoas passa por um descrédito devido à falta de conhecimento de muitos, “explicou o atual gestor do executivo municipal.
Para resolver a situação, Ediel Leite está com reunião marcada com o secretário de Agricultura do Estado e também com a Adeal a fim de definir uma agenda de conscientização dos craibenses.
A empresa Frigovale atende pelo abate em todo o estado de Alagoas e é referência em qualidade. Segundo o diretor administrativo da empresa, Joelson Gomes, a população deve estar atenta porque o consumo de carne de abatedouros ilegais acaba sendo motivo de doença. “É ilusão achar que há higiene e segurança em carne sem procedência confirmada. Existe um trabalho de agências e instituições fiscalizadoras as quais todos devemos seguir,” informou.
A Frigovale rastreia os animais desde que chegam até a empresa e passam por um processo de refrigeração para eliminar quaisquer resquícios que venham a ser prejudiciais à saúde humana. Todavia, tem um corpo de funcionários especializados para avaliar e descartar animais sem a devida higiene.
O 7 Segundos conversou com uma veterinária e ela explicou os riscos de contaminação das carnes sem a procedência adequada. Existem várias doenças que podem gerar perda total do boi, exemplo é o animal que tenha tuberculose ou câncer. Esses geralmente são aproveitados (em abatedouros clandestinos) e somente retira-se a carne atingida diretamente pela doença. O restante é lavado e disponibilizado para consumo.
Por outro lado, em Palmeira dos Índios, o abatedouro municipal recebeu nova determinação de fechamento pelo Tribunal de Justiça de Alagoas devido ao não cumprimento das exigências sanitárias para funcionamento adequado.
Assista ao vídeo sobre o abate de animais e as exigências de higiene e segurança realizadas por frigorífico em Arapiraca:
Veja também
Últimas notícias

Inflamação silenciosa do coração pode causar morte súbita, alerta cardiologista alagoano

Motociclista sofre lesão no tórax após colidir moto na traseira de veículo em Maragogi

Após repercussão de exoneração, Defensoria Pública anuncia novo defensor para atuar em caso Braskem

Samu promove mais um curso de manejo de vias aéreas pediátricas para profissionais que atuam no suporte básico
![[Vídeo] Criança de 6 anos aparece na escola com marca de 'chinelada' no rosto e pai é preso](https://img.7segundos.com.br/4MHU8vffCF9Hkuq-JY_q1HuOeSU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-07-at-115057.jpeg)
[Vídeo] Criança de 6 anos aparece na escola com marca de 'chinelada' no rosto e pai é preso

Associação Master Alagoana de Basquetebol é reconhecida como Embaixadora do Turismo em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
