SMTT fará recadastramento de veículos de passageiros até quinta-feira, 30
O recadastramento de veículos de passageiros terminará na próxima quinta-feira (30). O serviço está sendo realizado na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT), no bairro Itapoã, das 8h às 14h, para táxi, mototáxi, vans, ônibus e o transporte escolar.
Em cumprimento à legislação do sistema de transportes do município, a SMTT também renova a licença do serviço somente até esta quinta-feira.
De acordo com o órgão municipal da Prefeitura de Arapiraca, o descumprimento à portaria leva a pena de multa, inclusão na dívida ativa do município e até mesmo à cassação de alvará dos permissionários dos serviços de transporte público de passageiros.
Nesta categoria estão incluídos táxi, mototáxi, vans e ônibus que fazem o transporte coletivo intramunicipal, no perímetro urbano da cidade, e que também realizam transporte escolar e de carga dentro do Município de Arapiraca.
No recadastramento, os veículos são vistoriados e todos os documentos são checados pelos técnicos da SMTT, que certificam o exercício legal da profissão junto aos órgãos competentes.
Cumprimento à lei
O recadastramento faz parte do cumprimento à lei e a Prefeitura de Arapiraca, por meio da SMTT, tem o dever de gerir o sistema de transporte de maneira a aplicar os princípios da Política Nacional de Mobilidade Urbana com foco na melhoria do sistema de transporte de passageiros e bem-estar da população.
“Com o recadastramento, os permissionários respeitam a regulamentação dos veículos de passageiros e, assim, a prefeitura cumpre as diretrizes da política de desenvolvimento urbano e garante o funcionamento do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana, beneficiando à população”, afirmou o superintendente da SMTT, Jodelmir de Souza.
O titular da SMTT ressaltou, ainda, o recadastramento do transporte público também estabelece às exigências do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), bem como à legislação municipal.
O diretor de Transportes e Fiscalização da SMTT, Aílton Pereira, disse que a categoria de permissionários deve cumprir a legislação para que cada um assegure seus direitos, cumprindo seus deveres junto ao município de Arapiraca.
“Com o cumprimento à legislação o permissionários assegura seus direitos e garantir a qualidade do serviço à população de Arapiraca", afirmou Pereira.
Direitos e deveres da categoria
O recadastramento de táxi assegura o regulamento do serviço, assim como a utilização do taxímetro, certificado de bons antecedentes, entre outras qualificações.
Para os mototaxistas é necessário que a categoria cumpra as exigências das legislações federal e municipal, como possuir curso obrigatório e cumprir itens de segurança. Obrigações estabelecidas pelas resoluções 356 e 410 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
No caso de ônibus e vans, os permissionários devem cumprir as linhas, horários e itinerários de acordo com as necessidades da população. Assim como na cordialidade do tratamento aos passageiros, além do cumprimento à Lei da Meia Passagem para estudantes e a isenção de tarifa para deficientes e idosos.
O recadastramento, até a próxima quinta-feira (30), garante o funcionamento do transporte escolar no município e a SMTT orienta os pais e responsáveis pelos alunos a fiscalizarem a regularização da categoria junto à SMTT e ao Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL).
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
