Governo britânico encarrega produção dos primeiros passaportes pós "Brexit"
O governo do Reino Unido encarregou a produção de um novo passaporte nacional que entrará em vigor em 2019, assim que o país deixar a União Europeia (UE), confirmou neste domingo um porta-voz oficial. As informações são da agência de notícias EFE.
A fonte explicou que o passaporte britânico "é redesenhado de forma rotineira a cada cinco anos para evitar falsificações", e o contrato vigente termina em 2019, por isso que foi iniciado o processo para elaborar o próximo documento.
"Lançamos o concurso agora para assegurar que haja tempo suficiente de desenhar e produzir os passaportes a partir de 2019, quando expira o atual contrato", manifestou o porta-voz, que precisou que o governo investirá em sua elaboração 490 milhões de libras (576 milhões de euros).
A fonte disse que "ainda não foi estabelecido" um calendário para que os britânicos adotem o novo passaporte uma vez que o Reino Unido tenha saído da UE, algo que deve acontecer em 29 de março de 2019.
Embora o porta-voz tenha afirmado que ainda não foi decidida a cor do futuro documento, vários deputados conservadores pediram que seja azul escuro, como os passaportes britânicos antes do país adotar a cor grená da União Europeia.
O deputado "tory" Andrew Rosindell disse que o passaporte comunitário foi "uma fonte de humilhação nacional", e pediu que seja restituído o azul escuro como "clara declaração ao mundo de que o Reino Unido retornou".
Seu correligionário Michael Fabricant expressou esperança de que, quando tiver que renovar o passaporte depois do "Brexit", o próximo "seja azul marinho".
O líder da oposição trabalhista, Jeremy Corbyn, declarou por sua vez que "a verdadeira fonte de humilhação é um governo que se preocupa com a cor do passaporte enquanto há em andamento uma crise de atenção social e da saúde pública".
O líder liberal-democrata, Tim Farron, disse que "mudar a cor do passaporte é outra despesa da crescente lista de custos do 'Brexit".
Veja também
Últimas notícias
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Jovem é executado a tiros em via pública no bairro do Feitosa, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
