Governo britânico encarrega produção dos primeiros passaportes pós "Brexit"

O governo do Reino Unido encarregou a produção de um novo passaporte nacional que entrará em vigor em 2019, assim que o país deixar a União Europeia (UE), confirmou neste domingo um porta-voz oficial. As informações são da agência de notícias EFE.
A fonte explicou que o passaporte britânico "é redesenhado de forma rotineira a cada cinco anos para evitar falsificações", e o contrato vigente termina em 2019, por isso que foi iniciado o processo para elaborar o próximo documento.
"Lançamos o concurso agora para assegurar que haja tempo suficiente de desenhar e produzir os passaportes a partir de 2019, quando expira o atual contrato", manifestou o porta-voz, que precisou que o governo investirá em sua elaboração 490 milhões de libras (576 milhões de euros).
A fonte disse que "ainda não foi estabelecido" um calendário para que os britânicos adotem o novo passaporte uma vez que o Reino Unido tenha saído da UE, algo que deve acontecer em 29 de março de 2019.
Embora o porta-voz tenha afirmado que ainda não foi decidida a cor do futuro documento, vários deputados conservadores pediram que seja azul escuro, como os passaportes britânicos antes do país adotar a cor grená da União Europeia.
O deputado "tory" Andrew Rosindell disse que o passaporte comunitário foi "uma fonte de humilhação nacional", e pediu que seja restituído o azul escuro como "clara declaração ao mundo de que o Reino Unido retornou".
Seu correligionário Michael Fabricant expressou esperança de que, quando tiver que renovar o passaporte depois do "Brexit", o próximo "seja azul marinho".
O líder da oposição trabalhista, Jeremy Corbyn, declarou por sua vez que "a verdadeira fonte de humilhação é um governo que se preocupa com a cor do passaporte enquanto há em andamento uma crise de atenção social e da saúde pública".
O líder liberal-democrata, Tim Farron, disse que "mudar a cor do passaporte é outra despesa da crescente lista de custos do 'Brexit".
Veja também
Últimas notícias

Jovem de 22 anos é internado com suspeita de intoxicação por metanol em Alagoas

Festival da Cultura Nerd reúne milhares de fãs e movimenta economia criativa de Maceió

Leonardo Dias entrega Título de Cidadão Honorário de Maceió a Dom Beto Breis

Advogada condenada por homicídio na Praia do Francês se entrega à polícia após revogação de habeas corpus

Ronda no Bairro atua em diversas ocorrências e reforça ações preventivas nas praias de Maceió

Fiscalização aponta problemas graves em unidade de saúde em reforma há quase dois anos em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
