IMA afirma que interditou o descarte irregular e não a área do lixão de Arapiraca
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) firmou, em dezembro de 2016, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura de Arapiraca, para oficializar obrigações, prazos e a redução do valor da multa aplicada quando houve a interdição do lixão do município.
A interdição feita pelo IMA se refere à atividade de disposição inadequada de resíduos no vazadouro e não ao local, que é de responsabilidade da prefeitura. Desde então, a área deveria estar com acesso restrito e sendo monitorada pela prefeitura. Inclusive por se tratar de local com perigos que oferecem riscos para a integridade física das pessoas.
Ministério Público Estadual
Diante da solicitação e pressão da Prefeitura de Arapiraca para que seja feito um Termo Aditivo ao TAC, o setor jurídico do IMA acionou o Ministério Público Estadual (MPE) para participar das discussões. Isso porque a proposta da prefeitura é voltar a cometer irregularidades, com a colaboração do IMA, a exemplo da inserção de uma permissão para continuar com o despejo de efluentes no local do antigo lixão.
No dia 10 de abril houve uma reunião no Ministério Público, em Arapiraca. Na ocasião ficou definido que a prefeitura iria buscar informações para comprovar a viabilidade do Termo Aditivo proposto. A próxima reunião, quando essas informações serão apresentadas, está marcada para o dia dois (02) de maio.
A direção do IMA lamenta o recente acidente ocorrido na área do antigo lixão e que vitimou duas crianças. Lamenta que a prefeitura ainda permita o acesso de pessoas ao local e tente, de forma equivocada, imputar sobre o IMA a responsabilidade de restringir o acesso e monitorar as atividades que acontecem no local.
Ressalta-se, mais uma vez, a interdição realizada pelo IMA diz respeito a atividade de disposição inadequada dos resíduos, conforme o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
