Hospital de Emergência adota projeto para garantir mais rapidez na recuperação de pacientes no Agreste
Procedimentos estão sendo executados na UTI e, depois, irão se estender a outros setores do estabelecimento público de saúde
O Hospital de Emergência do Agreste (HE), em Arapiraca, está aliando um atendimento de qualidade com procedimentos que garantem maior agilidade e segurança na recuperação dos pacientes.
Por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), as ações do projeto-piloto foram iniciadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para, em seguida, serem estendidas a outros setores do estabelecimento público de saúde que é referência em urgência e emergência no interior de Alagoas.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), enfermeira Elisângela Lira, que é mestranda em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), todas as ações preventivas estão em conformidade com o que preconiza o Ministério da Saúde.
“Implantamos o núcleo em maio do ano passado, com várias reuniões setoriais e palestras de sensibilização e orientação a médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde”, revela a coordenadora.
Elisângela Lira salienta que as ações do Núcleo de Segurança do Paciente são realizadas em sintonia com todos os setores do hospital, com ênfase nas áreas de enfermagem, nutrição e fisioterapia.
Medicamentos
“Com base na avaliação clínica de cada paciente, que pode estar com diabetes, hipertensão ou outra doença preexistente, a equipe faz todo o trabalho na prevenção de danos que possam atrasar o processo de recuperação rápida do paciente”, esclarece a enfermeira.
A principal meta do núcleo é acompanhar a entrada do paciente no hospital, seu quadro clínico, atendimento, prescrição de medicamentos e, fundamentalmente, um diagnóstico antecipado para evitar quedas e úlceras por pressão, a fim de que ele possa ter uma recuperação rápida e com qualidade para retornar para sua casa ao lado de familiares e acompanhantes. “Se busco qualidade, consigo segurança, e a possibilidade de erro é minimizada. É preciso que todos tenham em mente que buscamos a segurança, sempre”, enfatizou.
Além da coordenação, a equipe do Núcleo de Segurança do Paciente no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, é formada por duas psicólogas, uma técnica de enfermagem e dois assistentes sociais. “Esse trabalho vai além dos cuidados clínicos. Ele promove a humanização dos serviços de saúde e ainda reduz vários custos hospitalares, trazendo benefícios para a gestão e, acima de tudo, para os pacientes”, completou a enfermeira.
Veja também
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
