[VÍDEO] Justiça determina que município de Arapiraca melhore estrutura dos conselhos tutelares
![[VÍDEO] Justiça determina que município de Arapiraca melhore estrutura dos conselhos tutelares](https://img.7segundos.com.br/VUewJ_kuPfdjuxXMsE0fa6IAY9o=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/14641980791412000662conselho.jpg)
O município de Arapiraca deve prover os conselhos tutelares da cidade de estrutura para que funcionem adequadamente. Em caso de descumprimento, o prefeito Rogério Teófilo poderá pagar multa diária no valor de R$ 5 mil. A decisão liminar é do juiz Alberto de Almeida, da 1ª Vara da Comarca.
O ente público terá que fornecer, no prazo de 72 horas, material de expediente (colas, grampos, canetas, papel, toner para impressora), de higiene (papel higiênico) e de limpeza (caixas de sabão em pó, detergentes, águas sanitárias). Deverá também fornecer pacotes de açúcar, café e água potável.
“A falta de estrutura material e de recursos humanos em relação ao órgão do conselho tutelar prejudica as crianças e os adolescentes do município”, afirmou o magistrado.
Ainda segundo a decisão, o município deverá regularizar a situação dos aparelhos telefônicos dos conselhos, a fim de viabilizar a realização e o recebimento de chamadas. Terá ainda que destinar veículos para uso exclusivo, além de dois motoristas para cobrir os plantões realizados pelos órgãos.
A ação foi ajuizada pelo Ministério Público de Alagoas (MP/AL), que sustentou não haver estrutura material e de recursos humanos nos conselhos tutelares de Arapiraca. Na decisão, proferida nesta quarta-feira (26), o juiz Alberto de Almeida destacou que os órgãos desempenham importante função, estando encarregados de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.
“[O Conselho] é imprescindível ao adequado funcionamento do modelo de proteção à criança e ao adolescente adotado pela Constituição Federal e, em sendo integrante da administração pública local, cabe ao município as providências (técnicas, materiais e de recursos humanos) em fiel obediência à lei”, ressaltou.
Assista a entrevista:
Últimas notícias

Kamylinha defende Hytalo Santos e chora: 'Eu não seria nada sem ele'

Procon Maceió divulga pesquisa com variação de preços da cesta básica em agosto

Saúde realiza ação itinerante de vacinação em loja da parte alta de Maceió

Prefeito do Passo de Camaragibe desembolsa quase R$5 milhões para abastecer frota do município

Vítimas querem Braskem fora do comitê que avalia instabilidade do solo
Defesa da saúde pública: FPI impede venda de 368 litros de leite impróprio para consumo humano em Pão de Açúcar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
