OAB convida alunos para curso de mediação em busca da "cultura de paz" nas escolas
Com o intuito de promover a resolução de conflitos em âmbito escolar, a Comissão de Circulação, Mediação e Arbitragem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subseção Arapiraca, realiza um projeto de mediação para alunos e gestores de escolas Estaduais, Municipais, Tiros de Guerra e de uma particular na capital do Agreste.
De acordo com a presidente da comissão, Leny Araújo, o objetivo “é fomentar a cultura de paz no ambiente escolar” para combater conflitos como os de preconceitos raciais, sociais e provocados por bullying. O curso será administrado pela facilitadora e mediadora judicial, Moacyra Rocha, que também é professora da Escola de Magistratura de Alagoas.
As aulas serão concedidas em dois momentos: nos dias 5 e 6, e em seguida nos dias 19 e 20 de maio, com aulas práticas e teóricas. Foram abertas 40 vagas para alunos e professores. Estes serão responsáveis por mediar os conflitos que surgirem na escola e fora dela. “O objetivo é treinar esses alunos e gestores para que eles sejam replicadores da cultura de paz, do respeito e da cooperação. Isso acaba refletindo nas relações interpessoais que eles terão com a família e amigos na escola em que estudam”, explica a presidente.
A gestora afirma que dentre os resultados que se espera com o projeto está o de educar os alunos escolhidos para o autoconhecimento, relações interpessoais e mudança comportamental para prevenir os efeitos negativos dentro das salas de aula. Os alunos foram escolhidos baseado em critérios de interesse pelo projeto, personalidade colaborativa na sala de aula e aqueles que já apresentam um comportamento mais participativo e articulador, indicados por professores e diretores.
Após os cursos, a comissão ainda analisará durantes alguns meses os resultados para perceber como a comunidade recebeu o projeto. O intuito é de que ele se amplie em outras escolas de Arapiraca. “Se a população e instituições avaliarem bem o projeto depois de executado, por que não ampliar para outras escolas e quem sabe o próprio governo não acate a ideia?”, destaca Leny Araújo.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
