OAB convida alunos para curso de mediação em busca da "cultura de paz" nas escolas
Com o intuito de promover a resolução de conflitos em âmbito escolar, a Comissão de Circulação, Mediação e Arbitragem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subseção Arapiraca, realiza um projeto de mediação para alunos e gestores de escolas Estaduais, Municipais, Tiros de Guerra e de uma particular na capital do Agreste.
De acordo com a presidente da comissão, Leny Araújo, o objetivo “é fomentar a cultura de paz no ambiente escolar” para combater conflitos como os de preconceitos raciais, sociais e provocados por bullying. O curso será administrado pela facilitadora e mediadora judicial, Moacyra Rocha, que também é professora da Escola de Magistratura de Alagoas.
As aulas serão concedidas em dois momentos: nos dias 5 e 6, e em seguida nos dias 19 e 20 de maio, com aulas práticas e teóricas. Foram abertas 40 vagas para alunos e professores. Estes serão responsáveis por mediar os conflitos que surgirem na escola e fora dela. “O objetivo é treinar esses alunos e gestores para que eles sejam replicadores da cultura de paz, do respeito e da cooperação. Isso acaba refletindo nas relações interpessoais que eles terão com a família e amigos na escola em que estudam”, explica a presidente.
A gestora afirma que dentre os resultados que se espera com o projeto está o de educar os alunos escolhidos para o autoconhecimento, relações interpessoais e mudança comportamental para prevenir os efeitos negativos dentro das salas de aula. Os alunos foram escolhidos baseado em critérios de interesse pelo projeto, personalidade colaborativa na sala de aula e aqueles que já apresentam um comportamento mais participativo e articulador, indicados por professores e diretores.
Após os cursos, a comissão ainda analisará durantes alguns meses os resultados para perceber como a comunidade recebeu o projeto. O intuito é de que ele se amplie em outras escolas de Arapiraca. “Se a população e instituições avaliarem bem o projeto depois de executado, por que não ampliar para outras escolas e quem sabe o próprio governo não acate a ideia?”, destaca Leny Araújo.
Veja também
Últimas notícias
Arthur Lira visita Instituto IZM, recebe apoio de Zé Márcio Filho e Lelo Maia ao Senado e destaca trabalho social da entidade em Maceió e Alagoas
Servidor que amputou o próprio pé alegou que perdeu membro em sequestro
[Vídeo] Mãe emociona ao sair de joelhos com filho que passou 34 dias na UTI
Polícia prende três suspeitos de ocultar provas em caso de jovem lançada sem cordas em rope jump
Mau tempo e acúmulo de água causaram afundamento parcial de catamarã na Ponta Verde
Lagoa da Canoa se prepara para mais uma grande noite de festejos juninos neste sábado (20)
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
