MPE/AL ajuíza ação por ato de improbidade administrativa contra ex-prefeito

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Justiça de Girau do Ponciano, ajuizou uma ação civil por ato de improbidade administrativa em desfavor do ex-prefeito do Município, Fábio Rangel Nunes de Oliveira. O ex-gestor público é acusado de não prestar contas do exercício administrativo de 2015 e deixar de enviar os procedimentos que demonstrariam transparência fiscal de sua gestão, nos anos de 2014 e 2016. No procedimento foi pedida a suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito.
As investigações do MPE/AL foram iniciadas após a instauração de procedimento investigativo pelos membros do Ministério Público de Contas de Alagoas (MPC/AL), que receberam denúncias de um vereador de Girau do Ponciano informando o não envio de balancetes e relatórios para a Câmara Municipal.
“A denúncia noticiou a possível omissão na obrigação constitucional de prestar contas e remeter balancetes e relatórios periódicos. O denunciante informou que o poder legislativo do município havia recebido apenas os balancetes do ano de 2013, não havendo a recepção de quaisquer outros documentos contábeis referentes ao período 2014 a 2015. Além dos relatórios exigidos pela lei de responsabilidade fiscal, estariam pendentes as prestações de contas anuais devidas”, explica o promotor de Justiça Kleber Valadares, autor da ação.
Segundo o titular da Promotoria de Justiça de Girau do Ponciano, ao consultar o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), verificou-se que a situação era ainda mais grave do que o denunciado. As investigações apontaram para a falta de envio de relatórios ao Sistema de Cadastro e Prestação de Contas (SICAP).
Ainda foi constatada a ausência da remessa dos procedimentos licitatórios, atos administrativos (inclusive de admissão de pessoal), contratos, ajustes ou convênios e a falta de prestação de contas anuais até a data da consulta feita durante as investigações.
“Ou seja, desde janeiro de 2014, o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas não contava com qualquer dado relativo à gestão municipal de Girau do Ponciano. Não foram remetidos bimestralmente os relatórios resumidos de execução orçamentária ou quadrimestralmente os relatórios de gestão fiscal. Não foi recebida a prestação de contas de governo, que também não foi protocolizada junto à Câmara Municipal. Com isso, o gestor impediu o exercício do controle externo, pelo legislativo municipal e pela corte de contas”, afirmou o promotor de Justiça.
Intempestivamente
Durante o procedimento investigativo o MPC/AL informou ao ex-prefeito Fábio Rangel Nunes de Oliveira que a omissão na prestação de contas deveria ser sanada. O ex-gestor comprometeu-se em regularizar as obrigações de transparência que eram devidas.
“Decorrido o prazo determinando, verificou-se que o gestor não cumpriu o compromisso assumido junto ao MPC/AL, mantendo-se em situação irregular. Ele apenas fez a prestação de contas e as remessas do SICAP do exercício de 2014, de modo intempestivo. Faltando regularizar as obrigações referentes à gestão de 2015. Ou seja, mesmo provocado pelo Ministério Público de Contas, ele não cumpriu suas obrigações”, enfatizou.
“As situações verificadas desde o exercício 2013 demonstram o completo descaso do ex-gestor municipal com as obrigações de prestação de contas e de remessa de informações ao Tribunal de Contas do Estado e ao Legislativo Municipal, desenhando-se um modo de agir que perdurou durante os quatro anos de gestão, com completo comprometimento do controle externo. O dolo das condutas omissivas está) configurado nos autos, havendo prova da persistência das irregularidades após advertência e a falta de compromissos junto ao Ministério Público de Contas”, declarou.
Veja também
Últimas notícias

Homem é socorrido após cair de telhado de residência no bairro Santos Dumont

Tribunal de Justiça do DF confirma vitória por danos morais de Arthur Lira sobre Felipe Neto

Norma Suely Negrão toma posse como corregedora-geral da Defensoria Pública

Semed informa que ônibus escolares vistoriados pela DPE/AL e MP/AL já foram substituídos

Operação Saint Louis: último alvo é capturado após incursão em área de difícil acesso

Bairros de Maceió ficam sem água nesta quinta-feira (5); veja quais
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
