Política

Deputado Jairzinho Lira é condenado por improbidade administrativa

Esposa do deputado também é condenada no processo

Por 7 Segundos com 7 Segundos 12/05/2017 16h04
Deputado Jairzinho Lira é condenado por improbidade administrativa
Jairzinho Lira - Foto: Reprodução

A situação do deputado estadual Jairzinho Lira (PMDB) parece que vai de mal a pior. Se já não bastasse perder redutos eleitorais com a derrota de sua esposa e irmão na eleição do ano passado, nas cidades de Lagoa da Canoa e Feira Grande, respectivamente. O parlamentar agora, foi condenado em 1ª instância pelo juiz  Aloysio Cavalcanti Lima, da 12 ª Vara Federal, por improbidade administrativa no período em administrou Lagoa da Canoa.

A condenação se deu em decorrência de irregularidades em licitações e desvios de verbas relacionadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Além do nome do deputado também consta no documento da justiça, os nomes de sua esposa Fabiana Lira, que na época era secretária de Assistência Social, de sua mãe Maria Lira Soares, ex-secretária municipal de Educação, Maria Alanuy Lira Soares, advogada do regime próprio de previdência municipal; o empresário José Aluísio Maurício Lira empresário, Wolney Tadeu Bastos Valença Silva, além do seu falecido pai, Espólio de Almir Lira Sobrinho.

De acordo com a sentença publicada ontem (11) no Diário Oficial da Justiça Federal, o deputado terá seus direitos políticos suspensos por cinco anos, além de pagar uma multa civil de 25 vezes o valor da última remuneração percebida pelo agente nos fatos apurados. Como também será proibido contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos. Fabiana Lira que também foi condenada no processo recebeu a mesma sentença do deputado.

Jairzinho tem o prazo de 15 dias para recorrer da decisão. Caso ele recorra, a ação segue para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), com sede em Recife, podendo ficar legível caso o processo ainda esteja tramitando no órgão no período da eleição.  

O portal 7 Segundos entrou em contato com o deputado que ficou de enviar uma nota oficial sobre a decisão da justiça, mas até o momento ainda não enviou.

Hoje cedo, o portal trouxe a informação de que Jairzinho estaria articulando com suas bases políticas para lançar o nome de sua esposa, Fabiana Lira (PMDB) - que saiu derrotada na eleição do ano passado em Lagoa da Canoa - como candidata a deputada estadual em seu lugar. Fato que ele não negou, mas que confirmou que ainda era o candidato. Com essa condenação da Justiça Federal seus planos podem ser cancelados.